Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    GSI diz que segurança do presidente sofrerá “devidas adaptações” conforme “programações da campanha”

    Com cenário de polarização, aliados de Bolsonaro têm defendido reforço na segurança do candidato à reeleição em agendas de viagens pelo país e em evento de lançamento da candidatura, na próxima semana

    Gustavo Uribe

    O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República informou à CNN que a segurança do presidente “sofrerá as devidas adaptações conforme as programações da campanha eleitoral”.

    Nos últimos dias, devido ao aumento da polarização do cenário político, aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) têm defendido reforço na segurança do candidato à reeleição em agendas de viagens pelo país e no evento de lançamento da candidatura, programado para a próxima semana.

    A pasta ministerial é responsável pela segurança pessoal do presidente, inclusive durante a campanha eleitoral deste ano. O suporte para os demais candidatos é de responsabilidade da Polícia Federal, que também pode prestar apoios pontuais caso solicitada pela Presidência da República.

     

    “Em síntese, a sua segurança já está em curso, desde o início do mandato, e sofrerá as devidas adaptações, conforme as programações da campanha eleitoral que contarão com a presença do presidente”, salientou o GSI, em nota enviada à CNN.

    O GSI informou ainda que a segurança do presidente é “planejada e executada de acordo com as características de cada evento” e é “subsidiada sempre com as devidas análises de risco”.

    “Há servidores capacitados e equipamentos adequados para cumprir essa competência legal”, informou. “O GSI não se manifesta sobre detalhes e procedimentos operacionais que envolvam a segurança do presidente”, acrescentou.

    Neste fim de semana, o guarda municipal Marcelo Arruda teve a festa de aniversário invadida pelo agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho.

    Arruda era membro da direção do PT em Foz do Iguaçu (PR) e tinha a decoração da festa de comemoração dos seus 50 anos em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT.

    Segundo relatos de quem estava presente, Guaranho foi até o local gritando o nome do presidente Jair Bolsonaro.

    A convenção nacional do PL, que lançará a candidatura a candidatura à reeleição do presidente, foi programada para o dia 24, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

    Debate

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.