Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Letônia instaura alistamento militar para homens entre 18 e 27 anos por cinco anos

    Segundo o Ministério da Defesa do país, invasão russa na Ucrânia incentivou a decisão

    Radina Gigovada CNN

    O alistamento de todos os homens que tiverem entre 18 e 27 anos de idade deve ser introduzido na Letônia, segundo o anunciado pelo Ministério da Defesa do país nesta segunda-feira (11).

    Ao longo dos próximos cinco anos, todos os cidadãos nesta faixa etária “terão de escolher entre os quatro tipos de serviço militar: Serviço de Defesa de Estado, Guarda Nacional, Curso Universitário de Comando de Seção ou serviços alternativos nos ministérios do Interior, Saúde ou Bem-Estar”, disse o ministério em comunicado à imprensa.

    As mesmas oportunidades serão oferecidas às cidadãs mulheres nesta faixa etária, de forma voluntária, disse a pasta.

    O ministro da Defesa Artis Pabriks disse que “a população letã deve perceber que, para sobreviver, devemos simplesmente aumentar a parcela da população que recebeu treinamento militar e está pronta para se engajar no combate. Isso deve reduzir o risco da Rússia atacar a Letônia levianamente”.

    Pabriks acrescentou que “2014 nos fez focar em nos rearmar e combater melhor com prontidão em nossas unidades de forças armadas. Esses objetivos foram atingidos com sucesso.”

    Em 2014, a Rússia invadiu e anexou a Península da Crimeia na Ucrânia.

    “No entanto, as implicações na segurança trazidas pela guerra entre Rússia e Ucrânia levaram a diversos novos desafios”, disse Pabriks. “Para superá-los, precisamos impulsionar as nossas capacidades de combate e desenvolver uma reserva no exército.”

    O ministro da Defesa disse: “Se tornou evidente que exaurimos o potencial de serviço voluntário da Guarda Nacional e serviço profissional, enquanto um aumento maior do número de pessoal militar é associado com riscos excessivos”.

    “É por isso que precisamos focar em aumentar o número de residentes da Letônia capazes de se juntar às forças de defesa no caso de conflito militar”, ele acrescentou.

    Como parte da primeira fase do projeto, o Ministério da Defesa letão oferecerá treinamento militar voluntário para cidadãos entre 18 e 27 anos, a partir de janeiro de 2023.

    O alistamento se dará em duas etapas, sendo a primeira em janeiro e a segunda em julho.

    O ministério estima que durante o primeiro ano, o Serviço de Defesa do Estado atrairá cerca de 1.000 novos soldados (cerca de 500 em cada estágio do recrutamento).

    Eles deverão servir por um ano, incluindo um mês de licença.

    Novos recrutas passarão por um treinamento básico de três meses e um curso de especialização também de três meses de duração, enquanto o restante dos meses será dedicado à integração nas unidades e a treinamentos coletivos”, disse o órgão.

    “Todos os recrutas serão protegidos socialmente. Segundo os planos, cada novo soldado receberá um salário mensal de até 400 euros (cerca de R$ 2.100), alimentação gratuita e acomodação em quartéis do exército”, afirmou o ministério.

    Ao longo dos próximos cinco anos, o ministério planeja aumentar a parcela de população pronta para o combate para 50 mil soldados.

    “Destes, 14 mil soldados formariam unidades de serviço ativo, enquanto 16 mil se juntariam à Guarda Nacional, e os 20 mil restantes serviriam como força de reserva”, explicou o ministério.

    Tópicos