Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Nossas estimativas são maiores que do IBGE”, diz diretor da Conab sobre safra de grãos

    Sergio de Zen afirma que entidade trabalha com projeção de 271 milhões de toneladas, 10 milhões a mais que estimativa oficial

    Ester Cassavia*da CNN , São Paulo

    A nova projeção da safra brasileira de grãos para esse ano é de 261,4 milhões de toneladas, de acordo com Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na quinta-feira (7).

    O valor é 3,2% acima (ou 8,2 milhões de toneladas) da safra obtida em 2021 (253,2 milhões) e 0,6% abaixo da estimativa de maio (1,5 milhões).

    No entanto, em entrevista à CNN, o diretor da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), os numeros da entidade são um pouco mais ambiciosos que a projeção do IBGE.

    “Trabalhamos com [estimativa] de 271 mi de toneçadas de grãos para a safra 2021, 2022. O montante é elevado principalmente devido a grande safra de milho que carregamos, às condições climáticas favoráveis do Centro-oeste, Maranhão, Piauí e Bahia. Isso mesmo com a frustração na primeira safra de soja, quando esperávamos 140 milhões de toneladas e produzimos 124 milhões”, explicou o diretor.

    De acordo com o diretor da Conab, a falta de fertilizantes por conta da guerra na Ucrânia ainda não deve afetar as próximas safras, mas os preços devem subir.

    “Na próxima safra o que notamos é que houve majoração de preços. Os preços subiram devido a incertezas quanto à entrega. No entanto os fertilizantes que vão ser usados no plantio da primeira safra, da que começa plantar em meados de outubro, essse fertilizante já está no Brasil. Na maior parte dos casos, adquirida por produtores, estocada. Para o primeiro plantio temos visão que não há problemas, mas há majoração de preços. Mas não há ruptura no fluxo pelos fertilizantes”, afirmou Zen.

    Veja a entrevista na íntegra da entrevista em link acima.

    (sob supervisão Elis Franco)*

     

    Tópicos