Líderes israelenses e palestinos falam por telefone pela primeira vez em anos
Yair Lapid e Mahmoud Abbas conversaram sobre cooperação entre os territórios, segundo declaração do escritório do primeiro ministro de Israel
O novo primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, mantiveram uma conversa telefônica na manhã desta sexta-feira (8), que se acredita ser o primeiro contato desse tipo entre líderes israelenses e palestinos em cinco anos.
Uma breve declaração do escritório de Lapid disse que os dois homens “falaram sobre a continuação da cooperação e a necessidade de garantir calma e tranquilidade”.
Abbas parabenizou Lapid por se tornar primeiro-ministro, disse o comunicado, enquanto Lapid transmitia seus melhores votos ao líder palestino antes do Eid al-Adha, o feriado muçulmano que começa na sexta-feira.
A agência de notícias palestina Wafa também relatou a conversa telefônica, acrescentando que o presidente Abbas expressou seu desejo de que “a paz e a estabilidade prevaleçam na região o mais rápido possível”.
O antecessor de Lapid, o direitista Naftali Bennett, optou por não falar com Abbas durante seu mandato de 12 meses, enquanto o líder de longa data Benjamin Netanyahu supervisionou uma degradação das relações de Israel com a Autoridade Palestina, e consta que a última vez que falou com o líder palestino foi em 2017.
Ressaltando a mudança de abordagem do atual governo israelense, o ministro da Defesa, Benny Gantz, visitou Abbas em seu escritório em Ramallah na noite de quinta-feira.
Durante a reunião, o líder palestino “enfatizou a importância de criar um horizonte político [e] compromisso com os acordos assinados”, informou Wafa, referindo-se a uma série de acordos assinados entre os dois lados na década de 1990.
Um comunicado do escritório de Gantz disse que a reunião discutiu “segurança e coordenação civil antes da visita do presidente dos EUA, Biden, a Israel”.
Além de Israel, Joe Biden também deve visitar a Cisjordânia na próxima semana, onde se encontrará com Abbas — no primeiro encontro entre o líder palestino e um presidente dos EUA desde 2017. A Casa Branca espera que a reunião ajude a traçar uma linha sob o colapso significativo nas relações EUA-Palestina visto sob o governo Trump.
Em um desenvolvimento separado no início desta semana, Abbas viajou para a Argélia, onde se encontrou com o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, também pela primeira vez em vários anos.
A reunião foi realizada à margem das comemorações para marcar o 60º aniversário da independência da Argélia, informou a agência de notícias estatal do país.
As relações entre o partido Fatah, de Abbas, a maior facção palestina, e o Hamas, o grupo islâmico que administra Gaza, estão tensas há muitos anos. Em junho de 2007, os dois grupos estavam em conflito aberto entre si, em uma violência que acabou com o controle da Autoridade Palestina em Gaza.