Fogos de artifício são lançados contra apoiadores de Lula em ato no Rio; PM detém autor
Explosivos foram lançados antes do pré-candidato subir ao palco da Cinelândia; não há informações sobre feridos
Dois artefatos foram atirados contra a plateia que acompanha ato do pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Cinelândia, no Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (7).
Informações inicias davam conta que dois estrondos foram ouvidos no meio da multidão, que foi atingida por duas garrafas pets. Em seguida, um mau cheiro tomou conta do local.
Uma nota oficial enviada pela comunicação do Lula esclarece que os objetos eram, na verdade, dois fogos de artifícios, jogados de fora para dentro da área do evento.
“Não tinham fezes, fizeram barulho, mas ninguém se feriu nem houve tumulto”, acrescenta nota.
Os explosivos foram lançados antes de Lula subir ao palco da Cinelândia.
Não há informações sobre feridos.
A Polícia Militar disse ter identificado um homem como o autor do ataque. “Um homem infiltrado no ato da Cinelândia arremessou um artefato explosivo de festas juninas para o interior da área cercada pelo palco”, diz nota da PM.
De acordo com a instituição, ai fugir, o homem foi detido por agentes do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano e conduzido para o 5º Departamento Policial.
Ele será indiciado pelo artigo 251 do Código Penal por “expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, mediante explosão, arremesso ou simples colocação de engenho de dinamite ou de substância de efeitos análogos.”
A pena é de três a seis anos de reclusão, e multa.
Um homem infiltrado no ato da Cinelândia arremessou um artefato explosivo de festas juninas para o interior da área cercada pelo palco. Ao fugir, foi detido por policiais do #5BPM e conduzido para a 5DP pic.twitter.com/Y1XxzgDtQB
— @pmerj (@PMERJ) July 7, 2022
Ataque com drone
É o segundo ataque este ano contra apoiadores do petista.
Em 15 de junho, drone sobrevoou o local onde aconteceria um evento do PT em Uberlândia, Minas Gerais, e despejou um “líquido de mau cheiro” sobre os presentes.
Nas imagens, é possível ouvir organizadores do evento afirmando que o drone estava jogando “fezes” nos militantes. No entanto, o capitão Elias Alves, da Polícia Militar de MG, disse à CNN que o líquido despejado era na verdade “um material agrícola utilizado para atrair moscas”.
Segundo Alves, a substância também tem mau cheiro, por isso a confusão.
O policial informou que os próprios responsáveis pelo drone informaram a origem do material. Eles foram detidos e assinaram um termo circunstancial de ocorrência, se comprometendo a comparecer à Justiça posteriormente.
(Com informações de Danilo Moliterno)
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.