Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gustavo Uribe
    Blog

    Gustavo Uribe

    Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

    Após reunião, Lula discutirá com Haddad reestruturação em carreira militar

    Ministro da Defesa, José Múcio, disse à CNN que houve entendimento sobre novas regras

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta semana com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para finalizar a proposta de reestruturação da carreira militar.

    O petista se reuniu neste sábado (30) com os comandantes das Forças Armadas e chegaram a um acordo sobre como estabelecer uma transição.

    A tendência, como antecipou a analista Jussara Soares, é de que os militares tenham sete anos, partir de 2025, para se adequarem à nova regra da idade mínima de 55 anos para passarem para a reserva.

    Como mostrou a CNN na sexta-feira (29), a partir de 2032 todos os militares terão que cumprir a idade mínima de 55 anos para deixar a ativa.

    Até lá, todos os que estão próximo de passar para a reserva terão que pagar um “pedágio” de 9% sobre o período que falta para completar o tempo de serviço.

    Na reunião com militares, Lula se comprometeu a levar a Haddad os entendimentos do encontro para a formulação da proposta.

    A expectativa é de que ela seja finalizada pelo Ministério da Fazenda nesta semana e, na sequência, enviada ao Congresso Nacional.

    “É muita responsabilidade alterar a estrutura dos militares. Eu quis levar os generais ao presidente para que eles expusessem as dificuldades”, disse à CNN o ministro José Múcio Monteiro (Defesa).

    Segundo o ministro, a reunião teve a reestruturação da carreira militar como tema único.

    E não tratou do inquérito da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe.

    “Foi uma ótima conversa e se acertou a maneira de fazer a reestruturação”, afirmou.

    Quem são os “kids pretos”?