De licença médica, governador de Sergipe explica ida à final da Libertadores
Fábio Mitidieri afirma que viagem foi feita “seguindo o que a lei determina” e paga com recursos próprios
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), rebateu neste domingo (1) críticas que recebeu nas redes sociais após ter sido flagrado na final da Copa Libertadores, na Argentina, no sábado (30).
Nas redes sociais, o governador afirmou que a viagem foi feita “seguindo o que a lei determina” e paga com recursos próprios. Ele ainda lamentou o “uso político de informações” e disse que a situação foi propositalmente distorcida.
Mitidieri estava em licença médica para se recuperar de uma pneumonia quando foi visto na partida de futebol em Buenos Aires. O governador foi internado em 15 de novembro e teve alta dois dias depois.
De acordo com as publicações de Mitidieri nas redes sociais, o governador já havia retomado as agendas normalmente. No dia 22, por exemplo, participou da inauguração de uma nova fábrica de cimento em Nossa Senhora do Socorro.
Já em 26 de novembro, porém, Mitidieri informou que teria que se afastar novamente para se recuperar da doença.
“Fala, meu povo! Tirei uns dias para garantir que minha saúde esteja 100% após uma pneumonia. O governo segue sob a orientação do nosso vice Zezinho Sobral”, escreveu no X (ex-twitter) no dia 26.
No sábado (30), imagens do governador no estádio onde aconteceu a final da Libertadores, entre Atlético Mineiro e Botafogo, começaram a circular nas redes, o que mobilizou as críticas. Mitidieri não fez nenhuma publicação indicando que estaria em Buenos Aires.
Em nota, o governo de Sergipe informou que o governador Fábio Mitidieri encontra-se licenciado desde o dia 26, em agenda pessoal, em família, na Argentina. O referido afastamento foi comunicado à Assembleia Legislativa de Sergipe, em acordo com parágrafo único do artigo 80 da Constituição do Estado e do decreto legislativo número 03, de 14 de novembro de 2023. “O Estado certifica que a viagem foi custeada com recursos próprios, sem qualquer utilização de verbas públicas. Em respeito à população e ao compromisso com a transparência que norteia a gestão, o Estado informa que a decisão reflete a responsabilidade de separar compromissos oficiais de atividades de caráter pessoal, assegurando a máxima ética no uso do dinheiro público. Fábio também cumpriu recomendação médica de afastamento de atividades após uma semana de tratamento por uma pneumonia. Ele se internou dia 15 de novembro, quando foi diagnosticado. Ficou em tratamento hospitalar até dia 17, sendo liberado para cumprir agenda administrativa de forma remota, em sua residência.”, continuou.
O governador é torcedor do Botafogo, time que venceu a partida e levou o título da Libertadores.