Lula vai insistir em Pacheco para o governo de MG, dizem fontes
Presidente do Senado é cotado para assumir comando ministério e ganhar visibilidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não desistiu de lançar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao governo de Minas Gerais em 2026.
Em conversa recente com aliados, o presidente teria reforçado que o senador é hoje o melhor quadro para a disputa estadual. E que ainda há tempo para ele ser convencido.
Pacheco tem reagido com cautela à possibilidade de candidatura. O entorno do senador avalia que ainda é cedo para ele tomar uma decisão e que é preciso considerar se a candidatura teria viabilidade.
Em uma tentativa de manter o senador em evidência, mesmo com o fim de seu mandato à frente da Casa Legislativa, Lula considera nomeá-lo ministro.
Uma das possibilidades seria encaixa-lo no Ministério da Justiça. A avaliação de fontes que acompanham as discussões é de que, mesmo que ele decida não ser candidato ao governo mineiro, esse cenário colocaria o senador em evidência para se tornar opção para uma futura vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Se Pacheco é visto como uma possibilidade para uma eventual reforma ministerial, o mesmo não ocorre em relação ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Além de Lira ter forte resistência no Palácio do Planalto, o próprio considera que, para uma candidatura ao Senado Federal em 2026, é mais vantajoso não se vincular diretamente a Lula.