Bolsonaro pode ser lançado candidato em 2026 mesmo inelegível? Entenda
Segundo ex-ministro do TSE, o PL pode apresentar nome do ex-presidente em 2026 e só o colegiado do tribunal pode derrubar candidatura; trâmite pode demorar 3 semanas
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser candidato por até três semanas em 2026 mesmo estando inelegível, segundo explicou à CNN o ex-ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Não existe a possibilidade do TSE julgar sumariamente de forma monocrática o pedido de registro apresentado pelo partido. O caso precisa ser avaliado pelo plenário, que dá a palavra final”, explicou Neves.
Segundo o ex-ministro, até que um eventual pedido de impugnação feito pelo Ministério Público ou partido político transite em julgado o candidato pode fazer campanha, usar recursos do Fundo Partidário e aparecer na TV como candidato.
O rito do TSE, diz Neves, demora em torno de três semanas até chegar ao plenário. Foi esse período, por exemplo, que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manteve como candidato em 2018 mesmo estando preso.
Os bolsonaristas insistem na tese de que Bolsonaro será candidato em 2026. Se o TSE retirar a candidatura, o partido pode indicar outro nome, como fez o PT com Fernando Haddad em 2018.
Bolsonaro é indiciado pela terceira vez; saiba os inquéritos da PF