Lula e presidente da Comissão Europeia debatem acordo entre UE e Mercosul
"Grande importância estratégica e econômica", disse Von der Leyen após encontro com o presidente brasileiro
O acordo de livre comércio entre União Europeia (UE) e Mercosul foi tema da conversa entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Eles se reuniram neste domingo (17) no Rio de Janeiro, na véspera do início da cúpula do G20.
Tanto o Planalto quanto Von der Leyen não deram detalhes sobre o que foi debatido a respeito do acordo entre UE e Mercosul. A presidente da comissão europeia disse que ele é de “grande importância estratégica e econômica”.
Thank you for your leadership, @LulaOficial.
The world needed to be brought together. You managed to do this in Rio.
Europe fully supports your Global Alliance against hunger and poverty.
We also discussed EU-Mercosur.
An agreement of great economic and strategic importance. pic.twitter.com/3TUjbk6ne1
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) November 17, 2024
Já Lula falou que ele e Von der Leyen deram “continuidade às conversas sobre os esforços para o acordo entre Mercosul e União Europeia”.
Mais uma boa reunião com @vonderleyen, presidenta da Comissão Europeia. Agradeço à adesão da União Europeia à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Demos continuidade às conversas sobre os esforços para o acordo entre Mercosul e União Europeia. https://t.co/thG1y9MPH8
— Lula (@LulaOficial) November 17, 2024
Fontes do governo brasileiro disseram à CNN que não há perspectiva de que o acordo Mercosul-UE tenha um avanço no G20. As discussões, porém, seguem acontecendo em nível técnico. Haverá uma rodada de negociações presenciais neste mês, em Brasília, com enviados do Mercosul e da UE.
Elogio
Nas redes sociais, Von der Leyen também escreveu uma mensagem em que agradece a Lula por sua liderança. “O mundo precisava se juntar novamente. Você conseguiu fazer isso no Rio”. Segundo ela, a Europa apoia a iniciativa da Aliança Global contra fome e pobreza, debatida em meio ao G20.
No encontro, também estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento e Indústria, Márcio Elias Rosa.
Reuniões
Esta foi a quinta reunião bilateral de Lula neste domingo. Ele já esteve com:
- o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa;
- o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim;
- a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni;
- o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, chefe da delegação dos Emirados Árabes Unidos.
No total, Lula terá 11 encontros com lideranças internacionais até o final do dia.