Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Destruída no 8 de Janeiro, galeria de ex-presidentes é reinaugurada no Planalto

    Sem cerimônia, parede com fotos de todos os presidentes brasileiros foi reaberta e ganhou um novo quadro: a imagem do espaço destruído

    Gabriela BoechatGabriela Pradoda CNN , Brasília

    Após quase dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o Palácio do Planalto reinaugurou, nesta quarta-feira (6), a galeria de ex-presidentes.

    O espaço, que fica no térreo do Palácio, é composto por quadros com fotografias em preto e branco de todos os que já ocuparam a cadeira do Executivo. A exceção é a do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparece em uma imagem colorida por ainda estar cumprindo mandato.

    Abaixo da foto, a data de nascimento de cada político. Há ainda um painel com os períodos de mandato, posicionado à esquerda dos quadros.

    As fotografias haviam sido destruídas nas invasões das sedes dos Três Poderes e o espaço ficou quase dois anos coberto por um tapume durante o trabalho de reconstrução.

    No começo da tarde desta quarta-feira, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva visitou o local reaberto. Durante a visita, ela desconversou ao ser questionada por jornalistas sobre a vitória de Donald Trump no EUA ”Não vou falar nada”, disse a socióloga a jornalistas.

    Em abril, Janja havia feito uma rápida visita ao local e conferiu o andamento das instalações. “Está prontinha, logo vamos abrir”, disse à época. No entanto, a reinauguração veio sete meses depois e sem cerimônia.

    Além das imagens dos presidentes, a galeria ganhou um novo quadro, com uma foto do espaço destruído após o 8 de Janeiro.

    Tópicos