Já sabemos o que Trump poderá fazer, diz ex-chanceler de Temer
Aloysio Nunes, que atualmente ocupa cargo na Apex, diz que Trump é personagem "errático" e defende postura de Lula
O ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira avaliou que a relação do Brasil com o governo de Donald Trump não deve trazer surpresas, diante das reações já conhecidas do ex-presidente.
“A relação está baseada em ações concretas, em investimento americano no Brasil, com mudanças que já conhecemos. Talvez ações sejam mais acentuadas, medidas protecionistas como a tarifa de importação. Já tivemos isso em relação ao aço e ao alumínio no primeiro mandato”, disse Aloysio à CNN.
O ex-ministro das Relações Exteriores acredita que é importante levar em consideração que Trump é um personagem “errático”.
Ele coloca em dúvida a capacidade do presidente eleito de colocar em prática promessas anunciadas durante a eleição a exemplo da deportação de milhares de imigrantes ilegais no país.
“A ênfase na transição verde acabou. A menos que a ênfase seja oportunidade de investimento, a exemplo de um programa de Biden que envolve muitos fundos públicos com oportunidades de investimentos nos EUA”, avalia.
Nesta manhã o presidente Lula cumprimentou o presidente eleito Donald Trump pelas redes sociais.
Para o ex-chanceler, a postura de Lula denota a diferença em relação ao governo de Jair Bolsonaro.
“Lula fez o correto, diferente de Bolsonaro que demorou mais de um mês pra reconhecer a vitória de Biden. Nós mostramos que Brasil entra numa era de maior civilidade”, opinou.
Mesa Diretora do Senado: entenda como funciona a eleição dos membros