Brindes para dia de eleição nos EUA incluem viagens de Uber, rosquinhas e muito mais
Empresas aproveitam período para oferecer promoções e descontos
O dia da eleição dos Estados Unidos está chegando e, junto com o adesivo “Eu votei”, algumas empresas vão oferecer vantagens que vão desde transporte com desconto até um doce grátis.
Embora seja ilegal recompensar pessoas por votar ou pagar pessoas para se registrarem para votar (como evidenciado pela reação negativa ao controverso sorteio de US$ 1 milhão de Elon Musk para eleitores registrados em estados indecisos), essas vantagens são promoções e descontos.
O Dia da Eleição, que cai na terça-feira (5), não é um feriado federal. No entanto, alguns estados norte-americanos o celebram como um feriado público, então seus escritórios do governo local podem estar fechados.
Mais de 2.000 empresas fazem parte da iniciativa “Time to Vote” (hora de votar, em tradução livre), que concorda em garantir que seus funcionários possam votar de acordo com suas jornadas de trabalho.
Embora menos da metade dos estados dos EUA exijam que os empregadores dêem aos trabalhadores tempo livre remunerado para votar, algumas empresas planejam recompensar com brindes aqueles que reservam um tempo para votar.
A seguir, confira alguma das iniciativas que serão realizadas por todos os EUA na próxima terça.
“Docecracia”
A rede Krispy Kreme — que frequentemente tem promoções celebrando vários feriados — vai distribuir donuts em homenagem à “DOUGHmocracy”, uma junção entre as palavras “massa” (dough) e “democracia” (democracy) em inglês.
As lojas participantes dos EUA darão um donut glaceado original grátis, sem necessidade de compra ou comprovante de voto. A rede também está distribuindo adesivos escrito “Eu votei” para aqueles que votaram antecipadamente.
Já a rede de lanchonetes Johnny Rockets vai oferecer aos clientes um milkshake grátis para quem se alimentar em um de seus restaurantes no Dia da Eleição. Os consumidores devem ir em uma loja participante e provar que votaram, utilizando, por exemplo, um adesivo “Eu Votei”.
E por mais que não esteja no ramo de alimentos, a Ikea também está participando da festa da “docecracia” nos EUA. As lojas participantes da varejista sueca de móveis oferecerão um frozen yogurt gratuito no Dia da Eleição.
E tudo acaba em pizza
Com mais de 400 unidades, a maioria na Costa Oeste, a Round Table Pizza vai dar US$ 6 (cerca de R$ 35) de desconto em uma pizza grande ou extragrande para consumo no local, retirada ou entrega em unidades participantes.
Vai uma carona?
No dia da eleição, os usuários serão recebidos com diferentes promoções ao clicar no bloco “Go Vote!” (ir votar, em tradução livre) no aplicativo da Uber.
A empresa promete aos passageiros 50% de desconto nas viagens até o local de votação (até US$ 10, cerca de R$ 59). O aplicativo também ajudará os usuários a encontrar o local de votação mais próximo.
Enquanto isso, o Uber Eats vai oferecer 25% de desconto em pedidos de até US$ 15 (R$ 88), com valor mínimo de US$ 25 (R$ 146,75).
A Lyft também disse que vai dar descontos de 50% (até US$ 10) nas viagens para as urnas no Dia da Eleição, utilizando um código promocional que deve ser registrado antes de terça-feira.
O aplicativo disse que ajudou 3 milhões de pessoas a irem às urnas ao longo dos anos desde o lançamento do programa.
“A Lyft acredita que o acesso ao transporte nunca deve ser uma barreira para qualquer cidadão que queira votar”, disse Jerry Golden, diretor de políticas da empresa, em um comunicado.
Aluguel de carros
Por fim, a locadora de veículos Hertz está oferecendo um dia grátis para clientes que alugarem dois ou mais dias entre 21 de outubro e 5 de novembro, como parte de sua promoção “Drive the Vote” (dirija para votar, em tradução livre).
E no Brasil?
Ao contrário dos EUA, o voto no Brasil é obrigatório. Ainda assim, a taxa de abstenção dos brasileiros é elevada. No 2º turno do pleito municipal deste ano, cerca de 9,9 milhões de brasileiros não votaram, o equivalente a 29,26% do total de eleitores aptos.
A taxa de abstenção regitrada fica atrás somente da observada no segundo turno das eleições municipais de 2020, realizadas no ápice da pandemia do novo coronavírus: 11,3 milhões não votaram, o equivalente a 29,53% do eleitorado.
E com o intuito de incentivar o eleitor neste ano, o Burger King prometeu “comprar o voto” do cliente. Não literalmente, obviamente, uma vez que a compra de votos também é um crime no Brasil.
A rede de fast food, na segunda-feira após o 1º turno, trocou os comprovantes de voto dos brasileiros por uma porção de batatas ou cebolas fritas.
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