Fórmula 1: Pilotos da McLaren declaram amor ao Brasil: “Correr aqui é especial”
GP de São Paulo acontece no Autódromo de Interlagos entre os dias 1º e 3 de novembro
Lando Norris e Oscar Piastri, pilotos da McLaren, desembarcaram no Brasil nesta semana para a disputa do Grande Prêmio de São Paulo. A 21ª etapa da temporada 2024 acontece entre os dias 1º e 3, no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.
Em evento promovido pela Estrella Galicia, patrocinadora oficial da escuderia britânica na temporada 2024, os pilotos fizeram questão de ressaltar a conexão com o país e com os fãs brasileiros.
“As pessoas fazem muito barulho, até mesmo quando fazemos o desfile dos pilotos, damos a volta na pista, dá para ouvir as arquibancadas, o que é raro na verdade. Normalmente não se ouve as arquibancadas. É algo que é sempre muito divertido, você gosta de ouvir esse tipo de coisa, você ganha energia. As pessoas normalmente são a coisa mais importante e as pessoas daqui são ótimas, para mim isso é muito positivo”, declarou Lando Norris.
Primeira lembrança da F1 foi corrida no Brasil
O piloto britânico ainda contou um dos fatores que torna o Brasil um lugar tão especial: a primeira corrida que ele assistiu, ainda criança, aconteceu em São Paulo, em 2008. Na ocasião, Lewis Hamilton superou Felipe Massa e se tornou campeão mundial da categoria.
“Eu ainda sou jovem, mas a primeira corrida que me lembro de assistir foi Lewis aqui ganhando o campeonato. Isso é praticamente a primeira memória que eu tenho da vida. Assistir essa corrida sempre me faz lembrar de São Paulo e do Brasil. É disso que sempre me lembro desde criança. Ver o Lewis vencer aqui, lá atrás. Obviamente foi legal para mim, talvez não tanto para o Brasil. Mas são minhas primeiras lembranças da Fórmula 1. É sempre especial vir para cá desde então, porque eu pensei: ‘Ah, foi por isso que comecei a assistir Fórmula 1’. E agora posso correr aqui todos os anos”, contou o piloto.
Paixão do brasileiro pelo automobilismo
Durante o bate-papo, mediado por Rubens Barrichello e Cristian Fitipalti, Oscar Piastri também exaltou a paixão dos fãs brasileiros e agradeceu o apoio.
“Obrigado por serem muito apaixonados. Acho que essa é a parte principal, claro. É sempre legal vir ao Brasil. Esta é a minha segunda vez, mas a minha primeira viagem aqui foi um fim de semana difícil. Foi uma corrida muito especial em um país que é tão apaixonado pelo automobilismo e pela vida. É muito especial vir correr aqui, principalmente fazer parte da McLaren também, com tanta história com Ayrton Senna, Fittipaldi e tudo mais. É muito, muito legal estar aqui e representar o time, então obrigado por todo o apoio”, declarou Piastri.
Momento da McLaren
Apenas 47 pontos de distância do líder Max Verstappen, da Red Bull, Lando Norris ainda mantém a esperança na luta pelo título do campeonato mundial. Já Oscar Piastri ocupa a quarta colocação, com 251 pontos, 40 a menos que o terceiro colocado Charles Leclerc, da Ferrari.
No Mundial de Pilotos a disputa é ainda mais acirrada. Faltando quatro etapas e 120 pontos ainda a serem conquistados, a McLaren ocupa a primeira posição com 566 pontos. A Ferrari aparece atrás da escuderia britânica, com 537. A Red Bull fecha o top 3, com 512.
Desde o GP do Japão, em que os pilotos ficaram fora dos três primeiros colocados, a McLaren não subiu no pódio em apenas uma ocasião: no GP dos Estados Unidos.
GP de São Paulo
A principal categoria do automobilismo mundial chega ao Brasil com o Grande Prêmio de São Paulo. A 21ª etapa da temporada 2024 acontece neste final de semana, entre os dias 1º e 3, no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.
Na sexta-feira (1º), o primeiro treino livre acontece às 11h30, seguido da qualificação para a sprint às 15h30. Já no sábado (2), a sprint será realizada às 11h. A qualificação ocorre às 15h para definir o grid da corrida principal, que acontece no domingo (3), às 14h.