Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Criação de vagas de emprego nos EUA surpreende e registra forte queda em outubro

    Número de 12 mil novos postos veio muito abaixo das expectativas do mercado, que previa 112 mil vagas

    Alicia Wallaceda CNN

    O relatório mensal de empregos – a peça final dos principais dados econômicos a serem alcançados antes de uma eleição consequente, contenciosa e muito próxima – foi claro como lama.

    A economia dos EUA adicionou apenas 12.000* empregos em outubro, de acordo com dados divulgados na sexta-feira pelo Bureau of Labor Statistics.

    Se a estimativa inicial se mantivesse firme, seria o ganho mensal de empregos mais fraco desde que 243.000 empregos foram perdidos em dezembro de 2020, quando a Covid e suas variantes mostraram sua cara feia.

    A contagem de sexta-feira está muito abaixo do total revisado de setembro de 223.000 empregos adicionados e das expectativas de um ganho de 112.500 empregos.

    *E agora para o asterisco: o ganho líquido de sexta-feira foi um reflexo de choques temporários no mercado de trabalho dos EUA, com este instantâneo trazendo os impactos e efeitos cascata de dois grandes furacões mortais e grandes greves trabalhistas.

    “Entre tempestades, greves trabalhistas e problemas de coleta de dados, os números do mercado de trabalho que estamos vendo hoje devem ser tomados com cautela”, escreveu Elizabeth Renter, economista sênior da NerdWallet, em comentário divulgado na sexta-feira.

    “Mesmo que eles tenham chegado abaixo do previsto com isso em mente, a notícia não justifica pânico sobre a saúde econômica geral.”

    Os economistas alertaram que esses eventos distorceriam fortemente os dados, tornando muito mais difícil interpretar a verdadeira saúde subjacente do mercado de trabalho.

    Na sexta-feira, o BLS disse isso, observando que um período mais curto de coleta de dados foi exacerbado pelos esforços de coleta em regiões afetadas pelo clima.

    No entanto, em meio à obscuridade nos dados da folha de pagamento, a taxa de desemprego (que é gerada por uma pesquisa diferente que não conta os trabalhadores afetados pelo clima como desempregados) forneceu um sinal de estabilidade no mercado de trabalho: manteve-se estável em 4,1%.

    “Acho que começaríamos a ficar mais preocupados se víssemos pessoas perdendo seus empregos”, disse Cory Stahle, economista do Indeed Hiring Lab, à CNN em uma entrevista na sexta-feira.

    Expectativas para uma eventual revisão em alta

    Os furacões duplos de Helene e Milton, que atingiram a costa em 26 de setembro e 9 de outubro, respectivamente, afetaram a capacidade do BLS de coletar dados de empresas nas regiões afetadas, escreveram funcionários da agência de dados trabalhistas em uma nota que acompanha o relatório de empregos.

    Na pesquisa de estabelecimento – uma das duas pesquisas que alimentam o relatório mensal de emprego – o período de referência é o período de pagamento que inclui o dia 12 do mês. Se um funcionário não trabalhasse e não recebesse nenhum pagamento durante esse período, ele não seria contado como empregado.

    Esses desafios de coleta de dados foram exacerbados por um período de coleta mais curto: Normalmente, o BLS coleta dados em um intervalo de até 16 dias; mas em outubro, foram 10 dias, de acordo com o relatório.

    “É provável que as estimativas de emprego na folha de pagamento em alguns setores tenham sido afetadas pelos furacões; no entanto, não é possível quantificar o efeito líquido sobre a mudança ao longo do mês nas estimativas nacionais de emprego, horas ou ganhos porque a pesquisa do estabelecimento não foi projetada para isolar os efeitos de eventos climáticos extremos “, escreveram funcionários do BLS no relatório.

    A taxa de resposta de 47,4% foi a mais baixa desde 1991, mostram os dados do BLS. Essa taxa foi em média de 65% nos últimos quatro anos.

    Além disso, o BLS não fez nenhum ajuste em seus procedimentos de estimativa para o estabelecimento ou pesquisa domiciliar; então, deixando os números falarem por si, isso prepara o terreno para que esse número de 12.000 empregos cresça nos próximos meses, disse Stahle.

    “Acho que a expectativa aqui seria que fosse revisado para cima”, disse ele.

    Os dados são voláteis, fluidos e frequentemente revisados à medida que informações mais abrangentes se tornam disponíveis.

    Quando se trata do relatório de empregos, as estimativas mensais são consideradas preliminares quando publicadas pela primeira vez, porque nem todos os entrevistados relatam seus dados de folha de pagamento a tempo (e isso é especialmente verdadeiro desta vez; porque em momentos de crise, enviar dados para o BLS não é uma prioridade para aqueles que lidam com a devastação da tempestade).

    Essas estimativas baseadas em pesquisas são revisadas mais duas vezes e, em seguida, mantidas constantes até que o BLS aplique seu robusto processo de “benchmarking” para enquadrar as estimativas com as declarações fiscais trimestrais.

    Olhando através do ruído para encontrar a tendência

    O BLS também observou que não houve efeito perceptível em sua pesquisa domiciliar, o que gera a taxa de desemprego. Essa pesquisa conta as pessoas que faltam àquela semana de trabalho por eventos relacionados ao clima como empregadas (independentemente do pagamento).

    Como tal, embora a pesquisa domiciliar seja normalmente considerada a mais volátil das duas, esperava-se que o quanto a taxa de desemprego mudou fornecesse um indicador mais verdadeiro da saúde e da trajetória do mercado de trabalho subjacente, disseram economistas à CNN esta semana.

    Embora a expectativa seja que esse número cresça – assim como os dados de setembro de 2017 impactados pelo furacão Harvey e pelo Irma, que começaram como uma perda de 33.000 empregos e foram revisados para um ganho de 18.000 empregos no mês seguinte – a tendência recente de revisões tem sido negativa.

    Esse foi o caso na sexta-feira, quando os ganhos surpreendentemente fortes de setembro de 254.000 foram revisados para baixo para 223.000; e o crescimento do emprego mais fraco do que o esperado em agosto caiu em 81.000 para um ganho moderado de 78.000.

    Siga o CNN Money

    O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

    Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

    O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!