“A arrogância aproxima bolsonarismo de petismo”, diz Leite à CNN
Ex-presidente disse em entrevista a revista que é o único com chances contra Lula em 2026
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reagiu nesta sexta-feira (1) a declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em entrevista à revista Veja, Bolsonaro disse que é o único nome com chances contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a disputa de 2026.
Nome do PSDB cotado para a disputa presidencial, Leite disse à CNN que a “arrogância” impede Bolsonaro de perceber que criou ambiente para o retorno de Lula ao Palácio do Planalto.
“A arrogância é uma característica que aproxima muito estes dois polos, o bolsonarismo e o petismo. E torna incapaz ao ex-presidente e seus apoiadores perceber que foi justamente o Bolsonaro, com suas atitudes na Presidência da República, que criou o ambiente para a volta de Lula”, afirmou o tucano.
Mesmo inelegível, Bolsonaro disse que é o candidato da direita à Presidência da República em 2026.
“Falam em vários nomes. Tarcísio, Caiado, Zema…O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional”, declarou.
Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos. Na ocasião, a Corte Eleitoral entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.
Veja a taxa de sucesso dos partidos que elegeram prefeitos no 2º turno