IPhone impulsiona vendas gerais da Apple, mas lucro recua 35%, a US$ 14 bi
Ações da Apple ( AAPL ) caíram cerca de 1% nas negociações após o expediente após o relatório
As vendas do iPhone nos três meses encerrados em setembro superaram modestamente as expectativas dos analistas, de acordo com números divulgados pela empresa na quinta-feira (31). As vendas do iPhone atingiram US$ 46,2 bilhões, um aumento de mais de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o relatório de lucros da Apple após o fechamento do mercado.
O crescimento das vendas do iPhone ajudou a impulsionar as vendas gerais da empresa em 6% na comparação anual, para US$ 94,9 bilhões, um pouco acima do previsto pelos analistas, embora os lucros tenham caído 35% em comparação ao trimestre do ano anterior.
No trimestre do ano passado, quando o iPhone 15 foi lançado, as vendas do iPhone cresceram cerca de 2,8% ano a ano. As ações da Apple ( AAPL ) caíram cerca de 1% nas negociações após o expediente após o relatório.
A Apple teve lucro líquido de US$ 14,73 bilhões no trimestre encerrado em setembro, 36% menor do que o lucro registrado no mesmo período de 2023. Ajustado por ação, o lucro foi de US$ 1,64, levemente acima da projeção de analistas consultados pela FactSet, que previam lucro diluído de US$ 1,61.
Os resultados vêm depois que a Apple lançou esta semana os primeiros recursos do Apple Intelligence para o iPhone 16, bem como modelos do iPhone 15 Pro, incluindo novas ferramentas de escrita e a capacidade de gravar, transcrever e resumir chamadas. Isso significa que as pessoas que compraram o iPhone 16 no primeiro mês em que ele estava à venda não tiveram acesso a esses recursos de IA até recentemente.
A lenta chegada de novos recursos e capacidades — mais ofertas do Apple Intelligence devem ser lançadas junto com o iOS 18.2 em dezembro — pode significar que os fãs da Apple não sentiram muita urgência em atualizar para o iPhone 16.
O CEO da Apple, Tim Cook, disse que as ferramentas de inteligência artificial da Apple da empresa iriam “turbinar” o iPhone 16 quando ele apresentou o novo dispositivo no mês passado. Na quinta-feira, o mundo teve seu primeiro vislumbre do que a tecnologia de inteligência artificial da Apple significou para as vendas do iPhone.
Antes do relatório, os investidores de Wall Street estavam focados intensamente nas “indicações iniciais sobre o desempenho do ciclo do iPhone 16”, bem como na orientação de vendas da empresa para o quarto trimestre, disse o analista da CFRA Research, Angelo Zino, em uma nota de pesquisa antes do relatório.
Em uma declaração na quinta-feira, Cook disse que a Apple Intelligence “estabelece um novo padrão de privacidade em IA e potencializa nossa programação rumo à temporada de festas de fim de ano”.
Os investidores também estavam observando os números de vendas na China, um dos maiores e mais importantes mercados da Apple. A fabricante do iPhone cortou os preços na China no início deste ano em meio à forte concorrência de rivais locais, mas analistas esperavam que o iPhone 16 pudesse ajudar a desencadear uma recuperação, apesar de alguns obstáculos para lançar os recursos do Apple Intelligence na região.
As vendas do terceiro trimestre na China ficaram praticamente estáveis em relação ao ano anterior, em pouco mais de US$ 15 bilhões, mas ficaram aquém dos US$ 16,1 bilhões que os analistas esperavam, de acordo com estimativas de consenso da Refinitiv.
A maioria dos analistas disse antes do relatório que não estavam muito preocupados se os números de vendas de setembro não fossem emocionantes. Em vez disso, o trimestre mais importante — como sempre para a Apple — será o atual trimestre de férias.
O analista da Wedbush, Dan Ives, disse em uma nota recente para investidores que acredita que há cerca de 300 milhões de iPhones no mundo todo que não foram atualizados em mais de quatro anos, acrescentando que “uma temporada de férias monstruosa (é) provável que esteja chegando”.
E após o relatório de quinta-feira, o analista da Emarketer Jacob Bourne disse que “o lançamento escalonado do Apple Intelligence pode restringir parte do ritmo do ciclo de atualização de dispositivos, mas a combinação do crescimento robusto da receita de serviços e da demanda saudável pelo iPhone 16 posiciona a Apple bem para a temporada de festas de fim de ano”.
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