Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Autoridade do Hamas rejeita proposta de cessar-fogo temporário

    Grupo militante palestino condiciona libertação de reféns a cessar-fogo permanente

    Ibrahim Dahmanda CNN

    O Hamas rejeitaria um acordo que não levasse a um cessar-fogo permanente e a uma retirada israelense completa de Gaza, disse uma autoridade do Hamas, acrescentando que uma proposta atualmente em discussão não é aceitável.

    “A posição do Hamas é que o documento de 2 de julho é a base aceita pelos mediadores, e não aceitamos nenhum acordo que ignore a questão de um cessar-fogo permanente e uma retirada completa”, disse Ghazi Hamad, membro do bureau político do Hamas, em uma declaração à CNN, referindo-se à resposta do Hamas a uma proposta que o presidente dos EUA, Joe Biden, apresentou em maio, que pedia um cessar-fogo e a retirada israelense.

    “O que é oferecido atualmente é parcial e insuficiente e não atende às demandas do Hamas”, acrescentou, reiterando as demandas de longa data do grupo.

    Os Estados Unidos e Israel discutiram nos últimos dias um cessar-fogo de um mês em troca da libertação de alguns reféns, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto à CNN anteriormente. O número de reféns que seriam libertados sob a proposta permanece fluido, disseram as fontes. O cessar-fogo seria mais curto do que a primeira fase de seis semanas que estava sendo discutida antes do último fracasso das negociações.

    O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu continua se recusando a dar quaisquer garantias concretas de um caminho para um acordo maior para acabar com a guerra, disse uma fonte familiarizada com as negociações à CNN esta semana.

    Tópicos