Biden busca esclarecer comentário em que chamaria apoiadores de Trump de “lixo”
Presidente dos EUA falava sobre o comício republicano em que um comediante se referiu a Porto Rico como uma “ilha flutuante de lixo”
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden tentou na terça-feira (29) esclarecer os comentários que fez anteriormente que provocaram reação imediata de muitos que os interpretaram como se ele estivesse se referindo aos apoiadores do ex-presidente Donald Trump como “lixo”.
Biden falou sobre o comício de Trump no Madison Square Garden no domingo (27) durante um apelo do Voto Latino. “E outro dia, um palestrante em seu comício chamou Porto Rico de ‘uma ilha flutuante de lixo‘”, ele disse.
“O único lixo que vejo flutuando por aí são seus apoiadores”, Biden afirmou, parando por um momento antes de continuar. “Sua, sua demonização dos latinos é inconcebível e antiamericana. É totalmente contra tudo o que fizemos, tudo o que fomos.”
Os comentários de Biden geraram uma reação rápida online, com os republicanos imediatamente os conectaram à observação de Hillary Clinton em 2016 de que metade dos apoiadores de Trump eram “deploráveis”.
A fala de Biden ocorreu no momento em que a vice-presidente Kamala Harris estava prestes a subir ao palco para um grande comício em Washington, DC.
“Hoje mais cedo, me referi à retórica odiosa sobre Porto Rico vomitada pelo apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden como lixo — que é a única palavra que consigo pensar para descrevê-la”, Biden postou no X mais tarde naquela noite.
“Sua demonização dos latinos é inconcebível. Era tudo o que eu queria dizer. Os comentários naquele comício não refletem quem somos como nação”, ele acrescentou.
Quando a CNN pediu uma explicação sobre os comentários do presidente, um porta-voz da Casa Branca insistiu que Biden quis dizer “dos apoiadores” (da retórica) em vez de “os apoiadores” (as pessoas), argumentando que ele realmente disse isso: “O único lixo que vejo flutuando por aí é a demonização dos latinos de seus apoiadores e que é inconcebível e não é americana.”
“O presidente se referiu à retórica odiosa no comício do Madison Square Garden como lixo”, disse o porta-voz da Casa Branca Andrew Bates.
Trump foi informado das declarações de Biden durante seu comício em Allentown, Pensilvânia, quando o senador da Flórida Marco Rubio correu para o palco, dizendo: “Você pode não ter ouvido isso. Há poucos momentos. Joe Biden declarou que nossos apoiadores são lixo.”
Trump disse: “Uau. Isso é terrível. É o que diz. Então você tem, lembra da Hillary, ela disse ‘deplorável’ e então ela disse irredimível, certo? Mas ela disse deplorável, isso não deu certo. Lixo, eu acho, é pior, certo?”
A campanha republicana logo disparou um e-mail de arrecadação de fundos usando os comentários de Biden, com o assunto: “Você não é lixo! Eu te amo! Você é o melhor que nossa nação tem a oferecer.”
E a secretária de imprensa nacional da campanha de Trump, Karoline Leavitt, respondeu em uma declaração alegando que Biden e Kamala “desprezam as dezenas de milhões de americanos que o apoiam”, enquanto Trump “será um presidente para TODOS os americanos.”
O candidato republicano à vice-presidência JD Vance também aproveitou os comentários de Biden. “Isso é nojento. Kamala Harris e seu chefe Joe Biden estão atacando metade do país. Não há desculpa para isso. Espero que os americanos rejeitem”, postou o senador de Ohio no X.
Como a CNN relatou na terça-feira anterior, o papel de Biden nas últimas semanas da eleição foi movido ainda mais para longe dos holofotes, já que gafes recentes na campanha provocaram uma série de respostas – de revirar os olhos a raiva total – de alguns assessores da campanha de Kamala.
O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro — um aliado de Kamala — disse que não tinha ouvido os comentários de Biden até ser questionado por Kaitlan Collins da CNN sobre “The Source”, mas acrescentou: “Eu nunca insultaria o bom povo da Pensilvânia ou qualquer americano, mesmo que eles escolhessem apoiar um candidato que eu não apoiasse”.
Respondendo à tentativa da Casa Branca de explicar os comentários, Shapiro disse: “Acho que o presidente Biden decidirá o que quer dizer. Certamente não são palavras que eu escolheria, e acho importante que permaneçamos focados no contraste entre Kamala Harris e Donald Trump e não atacar os apoiadores de nenhum dos candidatos”.
Biden também criticou o caráter de Trump ao tentar defender Kamala.
“Donald Trump não tem caráter, ele não dá a mínima para a comunidade latina. Ele é um empresário fracassado e só se importa com os amigos bilionários que tem”, disse Biden, chamando o ex-presidente de “um verdadeiro perigo”.
“Ele é um verdadeiro perigo, não apenas para os latinos, mas para todas as pessoas, particularmente aquelas que são minoria neste país. Você sabe, temos que votar para eleger Kamala como presidente. Tim Walz como vice-presidente. Nunca foi tão importante”, disse Biden.
Nos dias desde seu comício em Nova York, a campanha de Trump tentou se distanciar do comediante Tony Hinchcliffe, que fez o comentário sobre Porto Rico.
Hinchcliffe, como os outros palestrantes, foi um convidado. “Essa piada não reflete as opiniões do presidente Trump ou da campanha”, a porta-voz da campanha de Trump, Danielle Alvarez, disse em um comunicado no domingo.
Mas a retórica preconceituosa no comício provocou acusações dentro do círculo interno do ex-presidente e preocupação de que sua mensagem foi mais uma vez eclipsada pela controvérsia.