Pix: agendamento recorrente de pagamento passa a ser obrigatório; entenda
Modalidade permite programar pagamentos recorrentes para o mesmo dia de cada mês
A funcionalidade do Pix Agendado Recorrente passou a ser um serviço obrigatório a partir desta segunda-feira (4) em todas as instituições financeiras, segundo o Banco Central (BC).
A modalidade permite o agendamento de pagamentos de valores recorrentes, dessa forma caindo na conta do recebedor sempre na mesma data todo mês. O serviço permite que pessoas físicas possam realizar a transferência para pessoas físicas e jurídicas.
O Pix Agendado funciona com as instruções de pagamento sempre fornecidas pelo usuário pagador, isto é, pela pessoa que irá fazer o Pix, no momento de cadastrar a recorrência.
O pagamento pode ser realizado para pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ). Assim, pagamentos a profissionais como diaristas ou recebimentos recorrentes por profissionais autônomos e Microempreendedores Individuais (MEIs), podem ser cadastros sem necessidade de repetir o ato todo mês.
A modalidade já existia, mas era praticada de forma facultativa pelas instituições bancárias. O serviço foi determinado em resolução publicada pelo BC, em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!
*Com Agência Brasil