Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Joe Biden vota antecipadamente em Kamala Harris

    Presidente está em New Castle, Delaware, e esperou em uma fila

    Tiago Tortellada CNN , em São Paulo

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, votou antecipadamente em Kamala Harris nesta segunda-feira (28). O democrata registrou o voto em New Castle, no estado de Delaware.

    Ele esperou em uma fila por alguns minutos, não tendo passado na frente de outros eleitores que esperavam para entrar no local de votação.

    Questionado sobre a sensação no momento do voto — ele desistiu de disputar a reeleição meses atrás, abrindo espaço para a candidatura de Kamala — o presidente respondeu que foi “doce”.

    Também reiterou que tem confiança que a democrata vencerá a eleição presidencial.

    Na saída, Biden falou rapidamente com repórteres, destacando que a eleição de 2024 é muito importante. Ele também classificou declarações falsas de Donald Trump sobre imigrantes durante um comício no domingo (27) como “embaraçosas”.

    Ele ainda disse que o republicano coloca em dúvida seu caráter “toda vez que abre a boca”.

    No comício de domingo, Trump falou que cidades foram “invadidas e conquistadas” por imigrantes e que a agência federal de gestão de desastres não pôde prestar auxílio para a Carolina do Norte — um estado-pêndulo — porque teria “gastado dinheiro trazendo imigrantes ilegais”. Os dois comentários não são verdadeiros.

    Questionado sobre um jornalista sobre as negociações de cessar-fogo para a guerra na Faixa de Gaza, Biden repetiu diversas vezes que o conflito “precisa acabar”.

    Outro ponto abordado foi o anúncio de um sorteio para eleitores registrados em estados-pêndulo por Elon Musk através de um comitê de ação política do empresário — algo que pode ser ilegal, segundo um alerta do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

    Sobre isso, Biden “brincou”, afirmando: “Diga a ele que estou registrado, é um milhão de dólares!”. Pressionado por uma repórter, que perguntou se a medida seria um tipo de interferência eleitoral, o presidente classificou a proposta como totalmente inapropriada.

    *com informações da CNN

    Biden é primeiro presidente dos EUA a desistir de reeleição em mais de 5 décadas

    Tópicos