Análise: Vitória acirrada de Evandro Leitão em Fortaleza serve de alerta ao PT
Analista político Pedro Venceslau destaca que diferença entre Evandro Leitão e André Fernandes (PL) foi de apenas 11 mil votos em reduto histórico da esquerda
A vitória apertada de Evandro Leitão (PT) na eleição municipal de Fortaleza acende um sinal de alerta para o Partido dos Trabalhadores.
Com uma diferença de apenas 11 mil votos sobre André Fernandes (PL), o resultado surpreende em uma cidade considerada um reduto histórico da esquerda.
O analista político Pedro Venceslau destacou que Fortaleza, governada pela esquerda há quase 20 anos, foi a primeira capital brasileira administrada pelo PT.
“Essa vitória muito apertada do PT mostra que não há força do Bolsonaro, porque o Bolsonaro não pisou em Fortaleza no segundo turno”, observa Venceslau.
Estratégias de campanha e posicionamento político
O analista ressalta que a estratégia de campanha de André Fernandes foi distanciar-se do rótulo bolsonarista, enquanto Evandro Leitão buscava associar seu adversário ao ex-presidente.
“Não interessava para ele ser o candidato do Bolsonaro ali, por conta da imensa rejeição do ex-presidente”, explica Venceslau.
A disputa acirrada em Fortaleza também evidencia a crise no PDT, que busca uma federação com o PSB para sobreviver à cláusula de barreira em 2026.
O resultado reafirma Fortaleza como um bastião da esquerda petista no Nordeste, em um cenário onde outras capitais tradicionalmente alinhadas a Lula viram um avanço da direita.
Venceslau pondera, no entanto, que o desempenho nas eleições municipais nem sempre reflete o cenário nacional.
“O PT teve o pior resultado da sua vida em 2020 numa eleição municipal e ganhou a Presidência da República do Brasil”, lembra o analista, destacando a expertise do partido em campanhas presidenciais e a força política do presidente Lula.