10 bruxas inesquecíveis do cinema, da TV e dos desenhos infantis
Relembre as personagens que se tornaram protagonistas do bem e do mal em produções audiovisuais
O Dia das Bruxas — comemorado em 31 de outubro — está chegando e a mitologia antiga acreditava que essas mulheres supostamente possuiam conhecimentos sobre poderes ocultos da natureza, encantamentos e magia.
O mundo da ficção incorporou o conceito dessas pessoas sobrenaturais e criou diversas personagens do bem e do mal que fazem tanto sucesso que ganharam até produções em que são as protagonistas.
Entre elas estão Hermione Granger, Morgana, Elvira e Alex Russo — relembre 10 bruxas famosas do cinema, da TV e dos desenhos animados.
Malévola
A antagonista apareceu pela primeira vez no filme “A Bela Adormecida” da Disney de 1959. A “Senhora de Todo o Mal”, na primeira versão da história, amaldiçoa a bebê Aurora por não ter sido convidada para o batizado.
O tormento dizia que, quando ela completar 16 anos, iria morrer ao tocar no fuso de uma roca — instrumento pontiagudo usado para tecer.
Ela fez aparições em animações da Disney como “A Casa do Mickey” e “Os Vilões da Disney”. Malévola é também uma das personagens da série “Once Upon a Time”, onde é uma rival da Rainha Má de “A Branca de Neve”.
Em 2009, ganhou seu próprio filme, “Malévola”, com Angelina Jolie interpretando a protagonista. A história conta a trajetória da bela jovem que tem a paz atormentada por um exército de humanos e se vê obrigada a defender seu reino.
Winifred, Mary e Sarah Sanderson, as bruxas de Salém
O trio do filme “Abracadabra”, de 1993, é responsável por causar uma confusão da cidade de Salém — ambientada no ano 1693 — ao tentar lançar um feitiço no povoado para recuperar sua juventude.
A história das bruxas continuou em “Abracadabra 2”, lançado em 2022. Desta vez, elas são convocadas de volta do além por um grupo de adolescentes que realizam um ritual na véspera do Halloween.
Hermione Granger
Interpretada pela atriz Emma Watson, a mente brilhante do trio de bruxinhos formado por ela, Harry Potter e Rony Weasley, participou de todos os filmes da sequência e foi responsável por tirar os estudantes de Hogwarts de diversas enrascadas.
Hermione também é a madrinha do filho mais velho de Harry e Gina Potter e, no filme de 2019, ela se tornou Ministra da Magia.
Alex Russo
A bruxinha foi responsável por lançar Selena Gomez à fama mundial e contou com mais de 100 episódios e dois filmes: “Os Feiticeiros de Waverly Place: O Filme” (2009) e “Os Feiticeiros Retornam: Alex vs. Alex” (2013).
Ela uma Russo, uma família aparentemente comum que vive em Nova York, mas que esconde um grande segredo: todos têm poderes mágicos.
Alex, a filha do meio e única menina, ela é astuta, extrovertida, sorrateira e às vezes rude com sua família e amigos. Ela geralmente não tem sucesso quando se trata de escola e treinamento de bruxos, se envolvendo em alguns problemas envolvendo magia.
Bellatrix Lestrange
A antagonista de “Harry Potter” se tornou uma Comensal da Morte — a primeira mulher –, fanaticamente leal a Lord Voldemort, após se formar na escola de magia Hogwarts na casa Sonserina, famosa por abrigar os vilões da franquia.
Ela faz aparições a partir do quarto filme da sequência, se tornando uma das personagens mais relevantes do mundo bruxo de J.K. Rowling, interpretada por Helena Bonham Carter.
Bruxa Malvada do Oeste
Theodora, o nome humano da personagem de “O Mágico de Oz”, era uma bruxa bonita e ingênua e só desejava que a paz chegasse à Terra de Oz. Uma enganação feita por sua irmã e protetora, Evanora, a faz se transformar na vilã da história.
A personagem foi criada pelo autor L. Frank Baum em sua série de “Livros de Oz”, e esteve em um longa pela primeira vez no filme de 1939 — onde, na história, ela fica brava com Dorothy por sua irmã ter morrido na queda da casa da menina.
Ela também aparece no livro “O Feiticeiro da Cidade Esmeralda” (1939), no musical da Broadway “The Wiz”, na série “Once Upon a Time” entre outras produções.
Samantha Stephens
A protagonista da série “A Feiticeira”, exibida originalmente entre 1964 e 1972, interpretada por Elizabeth Montgomery, é uma dona de casa norte-americana que também é bruxa e foi eternizada por sua mania de torcer o nariz para fazer mágica.
Ao se casar com um mortal, fez um combinado de só usar seus feitiços em casos de emergência — o que decepcionou os pais da jovem, que viram a decisão como uma rejeição de sua herança.
Elvira
A apresentadora de programa de baixo orçamento sobre filmes de terror vê sua vida mudar ao receber de herança de uma tia-avó uma mansão em uma pequena cidade norte-americana. Seus problemas começam quando, ao chegar na cidade, choca a população local pelo jeito que se comporta e se veste.
Em “A Rainha das Trevas”, filme de 1988, a personagem é interpretada por Cassandra Peterson, que eternizou a personagem nas telonas.
Ela fez aparições na animação “Scooby-Doo! De Volta à Ilha dos Zumbis”, de 2019, e em “Scooby-Doo! Halloween”, de 2020.
Morgana
A personagem de Rosi Campos em “Castelo Ra-Tim-Bum”, série infantil exibida originalmente entre 1994 e 1997, é tia-avó e tutora do personagem principal, o menino (de 300 anos) Nino.
O sucesso da bruxa foi tanto que a rendeu um livro derivado da franquia que conta sua história, o “As memórias de Morgana”, lançado em 1996. Além disso, a personagem ganhou uma série junto com a cobra Celeste, a “Morgana e Celeste”, que começou a ser transmitida na TV Cultura em 2023.
No spin-off, a feiticeira relembra os eventos presenciados por ela a partir de objetos que encontra pelo castelo.
Feiticeira Branca
Jadis, personagem de “As Crônicas de Nárnia”, é uma bruxa da da linhagem real de Charn que viajou para Nárnia e se autoproclamou rainha do país, governando o mundo fantástico duramente — caracterizando o chamado Inverno de 100 anos.
Após lutar com seu irmão pelo treino de sua terra natal e perder, ela usou a Palavra Execrável, termo mágico que tem o poder de acabar com a vida de um ser ou até mesmo de um planeta inteiro — tornando seu reino inabitável.