Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mercedes aumentará cortes de custos após lucros caírem pela metade em meio baixa na demanda

    Demanda fraca e concorrência acirrada na China são alguns dos fatores para o cenário da companhia

    Reuters

    A Mercedes-Benz intensificará os cortes de custos depois que seus lucros caíram pela metade no terceiro trimestre, atingidos pela demanda fraca e pela concorrência acirrada na China, informou a empresa nesta sexta-feira (25).

    “Os resultados do terceiro trimestre não atendem às nossas ambições”, disse o diretor financeiro da montadora, Harald Wilhelm, em um comunicado, acrescentando que o grupo intensificará os cortes de custos.

    Wilhelm se recusou a fornecer mais detalhes sobre os cortes, mas advertiu que “com certeza será mais rigoroso e mais duro”.

    Em 2020, a Mercedes lançou um plano para reduzir os custos em 20% entre 2019 e 2025, dos quais 15-16% já foram alcançados, de acordo com o diretor financeiro.

    O retorno ajustado sobre as vendas da divisão de automóveis da Mercedes caiu para 4,7% no terceiro trimestre, de 12,4% no ano passado, sua pior rentabilidade desde a pandemia, enquanto os ganhos da unidade caíram mais da metade, pior do que o esperado pelos analistas.

    A montadora de carros de luxo cortou duas vezes sua meta de margem de lucro para o ano durante o terceiro trimestre, juntando-se a um número crescente de rivais europeus que culpam o enfraquecimento do mercado chinês pela queda dos lucros e das margens.

    A Union Investment, que, de acordo com a LSEG, está entre os 30 principais investidores da Mercedes, pediu que a administração altere sua estratégia, já que não vê mais mercado para 2 milhões de carros de luxo.

    “Somos claramente a favor do ajuste da estratégia e de sua adaptação às novas condições de mercado e à nova concorrência da China”, disse o gerente de portfólio Moritz Kronenberger.

    Siga o CNN Money

    O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

    Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

    O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

    Tópicos