Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    TRE-SP valida mais de 2 milhões de biometrias fornecidas por órgãos públicos

    Parceria entre TSE e outros órgãos facilita identificação biométrica para próximas eleições

    Beatriz Alvesda CNN* , São Paulo

    O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) validou 2.363.547 biometrias de eleitores no primeiro turno das eleições municipais, por meio de uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com órgãos de identificação.

    Após votarem no primeiro turno, os eleitores paulistanos tiveram suas biometrias confirmadas pelo sistema BioEx, que registram as impressões digitais, dispensando a ida a um cartório para coleta. Essa biometria será adicionada ao cadastro da Justiça Eleitoral para eleições futuras.

    O compartilhamento desses dados foi viabilizado por um acordo de cooperação entre o TSE e órgãos como o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) de São Paulo e a Secretaria Nacional de Trânsito.

    Neste ano, foram disponibilizadas 4.012.564 biometrias de paulistanos através da parceria, mas nem todos compareceram às urnas. A abstenção no estado foi de 25,3% no primeiro turno.

    Nos 18 municípios que terão segundo turno em São Paulo, os participantes que não compareceram no primeiro turno poderão ter seus dados comparados e validados. Haverá também uma nova tentativa de validação para aqueles que não obtiveram a confirmação da biometria no primeiro turno.

    É importante lembrar que a ferramenta BioEx não realiza a coleta de biometria no dia da votação; ela apenas confirma a impressão digital a partir de dados fornecidos por órgãos parceiros. Aqueles que possuem biometria de fonte externa são identificados no caderno de votação com a indicação “biometria fornecida por órgão conveniado à Justiça Eleitoral.”

    De acordo com o TRE-SP, o compartilhamento dessas informações segue os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    A biometria na eleição é um recurso que torna a votação mais segura, evitando que alguém vote no lugar de outra pessoa.

    Atualmente, quase 80% do eleitorado do estado possui biometria registrada. Dos 34.403.609 eleitores de São Paulo, 27.168.964 contam com essa identificação biométrica. No capital, os números são 6,68 milhões dos 9,32 milhões aptos a votar.

    A biometria, porém, não é obrigatória. Desde que o título esteja regularizado, basta apresentar um documento oficial com foto aos mesários para votar nos segundo turno das Eleições 2024.

    Apuração

    CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil que disputam o segundo turno neste domingo (27).

    Em São Paulo, a contagem dos votos pode ser acompanhada clicando neste link.

    Perdeu o título de eleitor? Saiba o que é preciso mostrar para votar

    Tópicos