PL pressiona Lira para pautar em novembro projeto que anistia envolvidos no 8/1
Valdemar vai se reunir com presidente da Câmara para solicitar inclusão de Bolsonaro
O PL, de Jair Bolsonaro, vai pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a pautar em novembro o projeto de lei da anistia.
O presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, disse à CNN que se reunirá na semana que vem com Lira.
“Eu falo com Lira na semana que vem. E vou pedir”, disse Valdemar à CNN.
O dirigente partidário disse em entrevista à CNN que atuará para que o projeto de lei que anistia os envolvidos no 8 de janeiro também inclua o ex-presidente.
Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Para Valdemar, hoje uma decisão do Congresso Nacional é mais provável para reverter a situação de Bolsonaro.
Na conversa com Lira, Valdemar também deve tratar da posição do PL, maior bancada da Câmara dos Deputados, sobre a sucessão na Casa Legislativa.
O PL quer condicionar o apoio ao candidato de Lira, Hugo Motta (Republicanos-PB), à decisão de pautar a proposta em plenário.
A expectativa no partido é de que, passado o segundo turno das eleições municipais, Lira também se reúna com Bolsonaro para falar sobre a sucessão legislativa.
Conforme mostrou a CNN nesta semana, Lira sinalizou que quer resolver o imbróglio sobre a proposta da anistia ainda durante o seu mandato, que se encerra em fevereiro.