Redação do Enem: como fazer uma conclusão nota mil
Segundo a cartilha da redação, a proposta de intervenção vale 200 pontos, parte essencial da finalização do texto
A conclusão da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das partes mais importantes do texto.
Segundo a cartilha da redação, a competência 5 avalia a proposta de intervenção. Ou seja, apenas esse trecho do texto vale 200 pontos. Isso significa que os estudantes devem se atentar às regras para finalizar o texto se quiserem garantir uma boa nota.
Para ajudar os candidatos a fazer uma boa conclusão, a CNN conversou com a professora Pamba, que também é produtora de conteúdo. Ela explicou que a conclusão é composta por duas partes: a retomada da tese, isto é, reafirmar a sua opinião, e a proposta de intervenção, que é a solução para o problema.
“O aluno tem que explicar o que fazer, quem vai fazer, como e qual é a consequência”, disse. Se algum desses elementos trouxer um detalhamento, o resultado é ainda melhor.
A professora Pamba ainda sugeriu que os participantes deem um nome para o projeto de intervenção deles. Por exemplo, se o tema é “desafio para melhorar a participação dos jovens na política”, o candidato pode propor a criação do projeto “Jovens Politizados”. Lembrando que ele ainda precisa dar as informações sobre o agente, o modo de funcionamento do programa e a consequência.
No ano passado, uma redação que tirou a nota máxima usou essa dica. Confira:
Mariane Clementino Barbosa, 17 anos
“Portanto, a partir dos fatos citados, atribui-se ao Governo Federal a responsabilidade de implementar o programa de ação social ‘Mulheres em foco’, que, a partir de oficinas educativas e integradas em escolas públicas e privadas de todo o país, terá por objetivo levar mais conhecimento e visibilidade acerca do trabalho de cuidado realizado por mulheres no Brasil para jovens de 10 a 18 anos. Desse modo, espera-se que os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil sejam superados.”
Por fim, a professora ressaltou que “redação não é dom, redação é técnica”. Todos os candidatos são capazes fazer um bom texto, eles só precisam aprender a técnica.