Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após aval do TCU, governo busca concessionárias para investimento de R$ 4 bi em aeroportos regionais

    Ministério vai abrir chamamento público para saber quais operadoras de grandes aeroportos se dispõem a assumir terminais menores em troca de prorrogações contratuais

    Daniel Rittnerda CNN , Brasília

    O governo abrirá, ainda neste ano, um chamamento público para verificar quais concessionárias privadas de grandes aeroportos estão dispostas a assumir terminais menores espalhados pelo interior do país em troca de prorrogações contratuais.

    A intenção do Ministério de Portos e Aeroportos, que está à frente da iniciativa, é destravar entre R$ 3,5 bilhões e R$ 4 bilhões em investimentos privados para aeroportos regionais.

    “Esperamos contemplar entre 60 e 80 aeroportos, que hoje são deficitários e administrados por estados ou municípios. Além da construção ou reforma dessas unidades, vamos liberar orçamento dos governadores e prefeitos para saúde, educação e programas sociais”, disse à CNN o ministro Silvio Costa Filho.

    Nesta quarta-feira (23), o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a negociação de um aditivo contratual entre o governo e a GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto internacional de Guarulhos (SP).

    O caso de Guarulhos, que tem o terminal mais movimentado do país, é visto pelo Ministério de Portos e Aeroportos como um projeto-piloto para esse novo programa de aeroportos regionais. A ideia da pasta é incluir 28 terminais menores na concessão. Em troca, a operadora ganharia uma extensão do contrato.

    O aval do TCU destrava um chamamento público do ministério para questionar oficialmente às concessionárias quais delas teriam interesse em incluir aeroportos regionais deficitários em seus contratos.

    Concessionárias

    Reservadamente, a CNN ouviu de operadoras dos aeroportos que nem todas as concessionárias têm interesse no modelo oferecido pelo governo.

    A questão é a seguinte: quem aceitar, precisará fazer investimentos pesados no curto prazo. E, em troca, terá direito a extensões contratuais que significam mais receitas com os aeroportos de grande porte — mas apenas daqui a 20, 25, 30 anos.

    Para algumas empresas, trata-se de uma conta que não vale muito a pena, diante das taxas de retorno espremidas dos atuais contratos de concessão.

    Por isso, segundo relatos feitos à CNN por executivos do setor, há uma expectativa de que apenas parte das concessionárias aceite incorporar aeroportos regionais em seus contratos, recebendo em troca uma prorrogação das concessões.

    Siga o CNN Money

    O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

    Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

    O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

    Tópicos