Debate em Manaus é marcado por provocações entre David Almeida e Alberto Neto
Candidatos se enfrentaram em penúltimo embate na TV, antes da votação do segundo turno
O penúltimo debate do segundo turno em Manaus foi marcado por discussões acirradas e troca de provocações entre os candidatos David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL).
O encontro, promovido pela TV A Crítica nesta quarta-feira (23), teve confronto direto desde o primeiro bloco.
Alberto Neto começou perguntando para David Almeida sobre os investimentos em obras relacionadas à pintura de espaços públicos.
David Almeida respondeu dizendo que, “em quatro anos, fez mais que todos os prefeitos anteriores”.
Almeida pediu para Alberto Neto explicar o porquê teria deixado de investir em Manaus, para destinar emendas para outras cidades brasileiras.
O candidato do PL se limitou a dizer que “David Almeida mente, porque está desesperado”.
Segundo bloco
No segundo bloco, foram realizadas perguntas de temas livres. Durante a rodada, a tônica das provocações permaneceu.
“Alberto Neto mente que é capitão. Ele é major da PM. Alberto ganhou notoriedade fazendo vídeo sensacionalista na internet e agora quer fazer Manaus como palco do seu sensacionalismo. O povo de Manaus não merece você”, disse Almeida.
Alberto Neto disse que David Almeida estaria perdido. “O prefeito está perdido, mente e quer levar a cidade para a lama, assim como fez com a gestão dele”, completou.
Terceiro bloco
No terceiro bloco, os candidatos responderam as perguntas feitas por eleitores sobre educação e mobilidade urbana.
David Almeida foi o primeiro a responder à pergunta sobre mobilidade urbana. “Nós vamos inaugurar, amanhã, o novo viaduto Márcio Souza, que vai desafogar o trânsito na Avenida das Torres. Quero dizer que baixamos o valor da passagem de ônibus”, disse Almeida.
Alberto Neto, no comentário, falou que “o prefeito David não investiu na melhoria do transporte público de Manaus”. “Nós vamos usar a estrutura que existe para criar um BRT do bairro Cidade Nova ao Centro de Manaus”, afirmou o candidato.
Na sequência, a pergunta foi sobre educação e Alberto Neto respondeu. “Vamos ampliar o número de vagas nas creches para Manaus. Cada estudante custa 800 reais para a Prefeitura e o David gostou 4 milhões em tintas, que dava para ampliar as vagas para as nossas crianças e dar lanche de qualidade para nossas crianças e não só suco com bolacha cream cracker”, disse.
Em resposta, o candidato do Avante disse que “Alberto Neto mente ao dizer que as crianças não têm alimento de qualidade nas creches. Lá no bairro de Santa Etelvina, a dona Luzinete sabe que a filha dela tem merenda de qualidade nas escolas, inclusive, com milkshake de pitaia”, ressalta David.
Quarto bloco
No quarto bloco, os candidatos fizeram perguntas sobre habitação e segurança pública.
David Almeida começou falando sobre a questão da moradia e disse que, na eventual gestão, construiria mais dois bairros planejados em Manaus. E questionou qual é o projeto de Alberto Neto para a habitação.
“Vamos primeiro reconfigurar o Plano Diretor de Manaus. Depois, vamos fazer moradias no centro de Manaus e requalificar os prédios antigos, reformá-los e criar moradia para população”, disse Alberto.
David respondeu dizendo que, na gestão dele, o setor de habitação evoluiu. “Criamos mais de duas mil moradias em Manaus em quatro anos. Já você, Alberto, teve 80 milhões de emendas por ano como deputado federal e não conseguiu mandar um auxílio-moradia para Manaus”, afirmou.
Em relação à segurança pública, Alberto Neto disse que o prefeito se esquivava de assumir responsabilidades. “Mas você David, tem sim, responsabilidade pela violência que Manaus vive. Na minha gestão, é a segurança que vai avançar”, disse o candidato do PL.
David Almeida respondeu dizendo que tudo para Alberto Neto seria “muito simples”. “Alberto é igual ao chefe dele, o [governador] Wilson Lima que ele não tem coragem de criticar”, concluiu.
Considerações finais
Na fala final, o candidato David Almeida falou sobre quais seriam os resultados da atual gestão.
“Você sabe que o transporte mudou, você sabe que a moradia mudou, você sabe que crescemos na infraestrutura. Mas quero fazer mais, muito mais por sua vida. Quero continuar administrando Manaus”, afirmou.
Já Alberto Neto se posicionou como o candidato da “mudança”.
“Quero te perguntar… se você está satisfeito com as filas na UBS, você vota no meu adversário. Mas se você que não quer mais chorar, porque não tem vaga nas creches, você precisa votar no Alberto Neto. David tem um projeto de poder e eu, não. Eu quero ser a mudança”, disse.
Apuração
A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as 51 cidades do Brasil que disputam o segundo turno neste domingo (27).