Eleições nos EUA: 1° dia de votação presencial antecipada em Wisconsin supera 2020
Mais de 97 mil pessoas votaram pessoalmente na terça-feira (22), contra 75 mil no primeiro dia de 2020
Novos dados divulgados pela Comissão Eleitoral de Wisconsin mostram que mais de 97 mil pessoas votaram pessoalmente na terça-feira (22), o primeiro dia de votação presencial antecipada no estado.
Em 2020, mais de 75 mil pessoas compareceram no primeiro dia de votação presencial antecipada, de acordo com dados da comissão e de reportagens da época.
O início da votação presencial antecipada neste ano foi marcado por uma pequena falha nos sistemas de computador que atrasou o processo.
Devido ao “comparecimento maior do que o esperado”, o sistema de computador usado por alguns dos funcionários do estado para imprimir etiquetas para envelopes de certificados de ausência sofreu lentidão na terça e quarta-feira (23), explicou a comissão em um comunicado à imprensa.
As autoridades inicialmente acreditaram que haviam resolvido o problema na terça à noite após aumentar a capacidade do sistema, mas pontuaram nesta quarta que alguns funcionários relataram atrasos.
Além disso, o problema “parece estar afetando também alguns sistemas estaduais não relacionados à eleição”.
A comissão ressaltou que “nenhum eleitor deve ser recusado devido à impressão de etiquetas” e que os funcionários podem escrever à mão as informações necessárias nos envelopes dos certificados, se necessário.
Vários subúrbios de Milwaukee viram taxas altas de votação presencial antecipada no primeiro dia.
A cidade de Brookfield, no Condado de Waukesha (que o ex-presidente Donald Trump venceu por pouco em 2020), teve o terceiro maior número de votos presenciais antecipados de qualquer município de Wisconsin, embora seja o 16º maior município do estado em população.
Kamala Harris e Liz Cheney, uma ex-deputada republicana que apoia a democrata, realizaram um evento lá na noite de segunda-feira (21).
Votação pelo correio é menor que 2020
Ainda assim, os totais de votos pelo correio estão ficando para trás dos níveis de 2020, quando muitos votaram desta forma devido à pandemia.
No total, 475.460 eleitores de Wisconsin devolveram suas cédulas até a manhã desta quarta (incluindo os números de votação presencial para eleitores ausentes e os ausentes enviados pelo correio).
Em 2020, no dia equivalente no ciclo, 1.021.397 eleitores devolveram cédulas de “votação ausente”.