Entenda como a CBF “salvou” o show de Caetano e Bethânia na Arena Castelão
Entidade antecipou Fortaleza x Vasco, pelo Brasileirão, que poderia coincidir com o evento musical na capital cearense
A CBF desmembrou as rodadas 32 e 33 da Série A, na noite de terça-feira (22), e encerrou uma polêmica que durava alguns meses no Ceará: qual seria a preferência de uso da Arena Castelão, o Fortaleza, na briga pelo título na reta final do Brasileirão, ou o show de Caetano Veloso e Maria Bethânia, irmãos que estão em turnê pelo Brasil com o “Caetano & Bethânia”?
Fortaleza x Vasco, jogo que poderia coincidir com o evento musical, foi marcado para 9 de novembro, às 19h (de Brasília), um sábado, pela 33ª rodada. Uma semana antes do show, que poderá agora tranquilamente ocorrer na área interna, do gramado, do principal equipamento esportivo do Ceará.
Caetano & Bethânia está marcado há alguns meses para o dia 16 de novembro, um sábado, às 21h (de Brasília). Diferentemente de todos os outros shows musicais que ocorrem no estacionamento do Castelão, na área externa, que não impacta a realização de partidas, mesmo que seja no mesmo dia, o evento dos irmãos baianos será na parte interna, uma solicitação dos organizadores.
Aí começou a polêmica. Em algum momento, torcedores do Fortaleza, empolgados com a possibilidade do título da Série A, perceberam que Fortaleza x Vasco poderia ser marcado para 13 ou 14 de novembro, dois ou três dias antes do show, o que inviabilizaria a realização da partida no Castelão. A organização já começará a montar o palco na segunda-feira, no dia 11 de novembro, interditando boa parte do gramado.
Um jogo com potencial decisivo, que poderia ter que ser jogado no estádio Presidente Vargas, onde cabem 20 mil pessoas. No Castelão são 60 mil. Questionado em um evento, em agosto, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, disse que a prioridade no estádio sempre será dos clubes de futebol, neste caso do Fortaleza. O Castelão é administrado pelo governo estadual e alugado aos times no dias das partidas.
No dia seguinte, a produtora do “Caetano & Bethânia”, Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso, questionou em uma rede social a declaração do governador. “Governador Elmano, estou confusa. Nosso show ‘Caetano e Bethânia Tour’ é bem-vindo ou não em Fortaleza? Ah, e quero ir ao jogo do ‘Laion’ com meu amigo Preto Zezé”.
Internamente, não havia movimentação para qualquer rescisão de contrato para o show, que inclusive já tem milhares de ingressos vendidos. Esperava-se a CBF marcar a data, para aí sim decidir o que se fazer. No fim, a partida uma semana antes encerrou a polêmica. Resta saber se Paula estará em Fortaleza no dia 9 para ir assistir ao confronto no Castelão.