Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fiat Toro ultrapassa 550 mil unidades e perde versão Ultra

    Picape média-compacta tem motores diesel e flex

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    A Fiat Toro, picape monobloco que está entre as mais vendidas no Brasil, acabou de atingir o marco de produção de 550 mil unidades. O carro chega à linha 2025 com uma baixa nas versões.

    O veículo foi lançado em 2016 num vácuo então pouco aproveitado: as picapes intermediárias, entre as compactas e as médias. Desenvolvida sobre a plataforma Small Wide da atual Stellantis, é uma picape derivada de SUV, resultando num utilitário com estrutura monobloco semelhante a um carro de passeio, o que foi chamado pela Fiat de Sport Utility Pick-up (SUP).

    A receita deu certo: a Fiat Toro sempre esteve entre as mais vendidas da categoria, inclusive entre todos os comerciais leves. De janeiro a setembro de 2024, por exemplo, contabiliza 39.324 emplacamentos, sendo a número dois do ranking — perdendo para a irmã menor, Fiat Strada, com 101.450.

    Entre os destaques do produto, estão suas versões flex e diesel, suspensão independente nas quatro rodas e caçamba de 937 litros. A capacidade de carga é de até 750 kg nas versões flex e 1 tonelada nas opções a diesel, além da possibilidade de reboque de 400 kg.

    O produto chega à linha 2025, mantendo sua produção em Goiana, na zona da mata de Pernambuco.

    Agora, são cinco versões, com redução das opções a diesel, talvez uma forma de estimular vendas da irmã maior Fiat Titano.

    A Toro 2025 perdeu a versão Ultra, que tinha o mesmo preço da Ranch, mas com uma pegada mais urbana e esportiva, com direito a uma capota de fibra de vidro de série.

    A versão de entrada, Toro Endurance Turbo 270 Flex AT6, é comercializada por R$ 151.990 e já vem equipada com uma série de itens, como capota marítima, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sensor de estacionamento traseiro e bloqueio eletrônico do diferencial (TC+).

    As outras versões, como a Freedom, Volcano e Ranch, apresentam variações no preço e nos itens de série, chegando a R$ 219.990 na versão top de linha, a Ranch Turbodiesel 4×4 AT9.

    VersãoPreço (R$)
    Toro Endurance Turbo 270 Flex AT6 2025R$ 151.990,00
    Toro Freedom Turbo 270 Flex AT6 2025R$ 161.990,00
    Toro Volcano Turbo 270 Flex AT6 2025R$ 177.990,00
    Toro Volcano Turbodiesel 4×4 AT9 2025R$ 201.990,00
    Toro Ranch Turbodiesel 4×4 AT9 2025R$ 219.990,00

    A motorização da Toro 2025 também varia de acordo com a versão.

    As versões flex são equipadas com um motor 1.3 T270 turbo, que gera 180 cavalos de potência com gasolina e 185 cavalos com etanol, e um torque de 270 Nm. O câmbio é automático de seis marchas, e essas versões têm tração dianteira.

    Já as versões 4×4 a diesel contam com o motor 2.0 TD350 turbo diesel, que entrega 170 cavalos de potência e um torque de 357 Nm, acoplado a uma transmissão automática de nove marchas.

    Em termos de consumo, a Toro flex tem desempenho médio de 9,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com gasolina, enquanto as versões a diesel fazem 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, conforme dados do Inmetro.

    A Toro 2025 se posiciona como uma picape versátil, pronta tanto para o uso urbano quanto para o transporte de carga e objetos.

    Entre suas rivais, estão a Renault Oroch e Ford Maverick, mas o volume de vendas das rivais nunca incomodaram a média-compacta da Fiat.

    Tópicos