Android 15: veja quais são as novidades da atualização
Entre as novidades, o lançamento inclui recursos de proteção contra roubo e espaço privado para aplicativos confidenciais
O Android 15 começou a ser implementado em dispositivos Pixel, do Google, na última semana e entre as novidades, a atualização inclui recursos de segurança que ajudam a manter as informações pessoais, financeiras e de saúde confidenciais protegidas contra roubo e fraude.
Além disso, o upgrade do software introduz melhorias para dispositivos de tela grande que auxiliam o usuário a fazer mais, e atualizações em aplicativos, incluindo câmera, mensagens e chaves de acesso.
Atualização ajuda a impedir roubos e auxilia na recuperação do dispositivo
Com o Android 15, uma nova fechadura de detecção de roubo utiliza a inteligência artificial para manter os dados de cada usuário seguros. Se o telefone detectar que alguém o roubou e estiver tentando correr, andar de bicicleta ou dirigir para longe, ele bloqueará o dispositivo automaticamente.
Além disso, após o furto, o usuário poderá utilizar o Bloqueio Remoto para bloquear o dispositivo, utilizando qualquer outro dispositivo apenas com o uso do número de telefone e uma verificação de segurança simples. Esses recursos agora estão disponíveis para a maioria dos dispositivos Android 10+.
O Android 15, por sua vez, trará proteções adicionais que impedem que ladrões adivinhem suas senhas e acessem informações confidenciais. Por exemplo, serão adicionados requisitos de autenticação para configurações visadas por ladrões como remover seu SIM ou desativar o Find My Device.
Além disso, o dispositivo será bloqueado caso seja detectado várias tentativas malsucedidas de aplicativos e configurações.
Aplicativos confidenciais fora de vista
Com a nova atualização, o usuário também poderá criar um espaço privado separado para organizar aplicativos confidenciais, como seus apps sociais, de namoro ou bancários. Nesta área, os aplicativos permanecem virtualmente invisíveis para os os outros e são ocultados de sua lista de apps.
Para acessar o espaço privado, há uma camada adicional de autenticação para manter os aplicativos seguros. E para privacidade adicional, você pode optar por ocultar a existência do espaço privado da visualização no seu telefone.
Em dobráveis e tablets, também será possível fixar e desafixar facilmente sua barra de tarefas na tela. Dessa forma, será possível personalizar o layout e manter seus aplicativos favoritos ao alcance para acesso rápido.
Com o Android 15, o pareamento de aplicativos também prevê fornecer um atalho rápido para facilitar a multitarefa. Será possível abrir o Google Drive e o Gmail ao mesmo tempo, para arrastar e soltar arquivos facilmente.
Além do Pixel, outros modelos de celular também já estão aptos para receber o Android 15, veja a lista de aparelhos.
Saiba quais são os 10 apps mais populares entre usuários de Android