Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Após cinco meses fechado, aeroporto de Porto Alegre retoma operação comercial nesta segunda-feira

    Operação em pista reduzida será gradual, com uma capacidade de receber até 128 voos domésticos por dia

    Rafael Villarroelda CNN* , São Paulo

    O Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, retoma sua operação para voos comerciais nesta segunda-feira (21), após cerca de cinco meses fechados em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. O aeroporto foi fechado no dia 22 de maio deste ano.

    A operação em pista reduzida será gradual, com uma capacidade de receber até 128 voos domésticos por dia.

    Na manhã da última sexta (18), um voo simbólico que levava os ministros Paulo Pimenta (Secom) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), pousou no aeroporto.

    Veja:

    Primeiro pouso no aeroporto é realizado cinco meses após operações serem interrompidas • Divulgação/Voltaire Santos – Presidência da República

    Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, 70% dos voos que aconteciam antes da enchente serão retomados imediatamente.

    Desde o fechamento do Salgado Filho, o estado começou a receber voos comerciais a partir da Base Aérea de Canoas.

    Base Aérea de Canoas está recebendo parte dos voos que tinham a cidade de Porto Alegre como origem ou destino
    Base Aérea de Canoas está recebendo parte dos voos que tinham a cidade de Porto Alegre como origem ou destino • Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

    Ainda segundo Costa Filho, as operações em Canoas não serão imediatamente interrompidas.

    “Na medida que for diminuindo a demanda, a gente vai fazer o processo de diminuição de voo de canoas. A gente quer esperar esses próximos 3 meses, outubro, novembro e dezembro, para fazer toda a transição de toda a aviação do RS”, afirmou.

    Enchentes no RS

    Maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul, as enchentes afetaram quase 95% do estado, entre os meses de abril e maio, segundo informações da Defesa Civil.

    Segundo o relatório, 471 das 497 cidades gaúchas foram afetadas pelas tempestades –o equivalente a 94,77% do total. Ou seja, somente 26 não tiveram nenhum impacto relacionado às chuvas. Clique aqui para acessar o mapa interativo dos locais atingidos.

     

    Tópicos