Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Motta tenta antecipar apoio de Lira e do PT por sucessão na Câmara

    Elmar garante que estará na disputa a despeito de qualquer anúncio; Kassab observa à distância para atuar após eleições

    O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) corre contra o tempo para garantir o apoio do PT na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O cenário idealizado pelo parlamentar é um anúncio da legenda já na primeira semana de novembro.

    Aliados entendem que a entrada antecipada do PT tem potencial para neutralizar a candidatura dos deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Brito (PSD-BA), que têm atuado juntos para tentar desbancar o candidato do Republicanos.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabe que o partido dele pode ser o fiel da balança. Por isso, não quer se desgastar antes da hora. Logo, mantém a orientação para que os integrantes da sigla não se posicionem antes de janeiro.

    Sob reserva, no entanto, petistas já negociam participação na mesa diretora e tentam garantir o comando de comissões relevantes.

    Além do fator PT, Motta também quer garantir o quanto antes que o atual presidente da Casa Legislativa estará ao lado dele. A expectativa é de que Arthur Lira (PP-AL) confirme apoio ao líder do Republicanos nesta semana.

    Elmar e Brito

    Em desvantagem neste momento, Elmar e Brito correm por fora e têm se desdobrado para tentar evitar uma derrota antecipada. A ideia é sustentar a parceira até o último momento e, então, decidir quem tem mais chances.

    Na sexta-feira (18), os dois contra-atacaram o movimento de Motta sobre o PT fazendo questão de participar de um ato de campanha do candidato do partido na disputa pela prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão.

    Sobre o apoio de Arthur Lira, o buraco é mais fundo por conta de Elmar Nascimento. O parlamentar se sente traído. Havia quase uma certeza inicial de que esse apoio seria dele. Mesmo assim, Nascimento garante que não se abalará com a confirmação de que o ex-aliado estará do outro lado da disputa.

     

    Há quem diga, no entanto, que o deputado ainda não descartou a possibilidade – mesmo que remota – de conversar com o ex-aliado para ajustar as pontas e ver o que acontece a partir daí.

    “A certeza que tenho é que meu nome estará na urna [da Câmara] dia três de fevereiro’, disse Elmar à CNN.

    Já a favor de Britto estão as eleições municipais. O segundo turno é visto pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, como uma carta na manga. O partido deve sair fortalecido das urnas e isso pode ser usado para viabilizar o nome da sigla.

    Prova disso foi a resposta dada pelo político paulista ao presidente da Câmara em uma tentativa recente de contato para discutir sucessão. Lira queria encontrar pessoalmente. A resposta de Kassab foi curta: “só depois das eleições.”

     

    Candidatos gastaram R$ 170 mi em impulsionamento nas redes sociais

    Tópicos