Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em disputa na Câmara, Elmar declara apoio a candidato de Lula em Fortaleza

    Em meio à disputa pela presidência da Câmara, líder do União Brasil declarou apoio ao candidato do PT em Fortaleza, Evandro Leitão

    Rebeca Borgesda CNN , Brasília

    O deputado Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil e candidato à presidência da Câmara dos Deputados, fez acenos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e declarou apoio a Evandro Leitão (PT) na corrida à Prefeitura de Fortaleza, no Ceará.

    Leitão concorre ao comando da capital cearense com André Fernandes (PL), candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Elmar Nascimento participou de um evento de campanha de Leitão nesta sexta-feira (18) e esteve ao lado de outros políticos, como o ministro da Educação, Camilo Santana, e os deputados Moses Rodrigues (União-CE) e Antônio Brito (PSD-BA).

    Durante o evento, o deputado fez acenos ao PT e disse que o “lado certo” é o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    “Uns estão aliados à democracia e uns à extrema direita. E a gente não tem dúvidas de que lado ficar. O Ceará, sobretudo Fortaleza, não pode ser laboratório de quem nunca teve a oportunidade de administrar nada. Não há dúvidas de que o lado certo é o lado que conta com o apoio do presidente da República”, disse o deputado.

    Elmar também afirmou que a polarização nas eleições para a Prefeitura de Fortaleza são um “prenúncio” das eleições gerais de 2026. De acordo com a última pesquisa Quaest, André Fernandes e Evandro Leitão estão tecnicamente empatados, ambos com 43% das intenções de voto.

    O deputado também afirmou que o União Brasil é base do presidente Lula. O partido tem três ministros na Esplanada dos Ministérios:

    • Celso Sabino (Turismo),
    • Juscelino Filho (Comunicações)
    • e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).

    “Esse é um prenúncio de uma luta muito grande que vai iniciar agora e vai concluir em 2026, a gente vai ter que estar todos juntos. Nós somos base do presidente Lula. O União Brasil indicou três ministros e tem que ter responsabilidade com o país e com a cidade de Fortaleza”, afirmou.

    Disputa na Câmara

    Elmar busca apoio de diversas bancadas para a candidatura à presidência da Câmara. Até o primeiro semestre, o deputado era considerado o favorito de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, para a sucessão. No entanto, em busca de um nome que reúna maior consenso, Lira se aproximou de Hugo Motta (Republicanos-PB) e sinalizou apoio ao congressista.

    Elmar Nascimento se uniu a Antonio Brito, que também visava candidatura, para lançar uma chapa única. Os dois têm buscado apoio do presidente Lula. Na quinta-feira (17), Elmar se reuniu com o ministro de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha.

    Nos últimos dias, o deputado também encontrou representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e sindicalistas.

    Posição do PT

    A bancada do PT na Câmara ainda não fechou questão. O líder do partido, Odair Cunha (MG), afirmou em entrevista coletiva nesta semana que o candidato da “convergência” na Câmara é Hugo Motta. No entanto, alguns congressistas ainda não estão convencidos sobre o apoio ao deputado com Republicanos.

    Elmar Nascimento enfrenta grande resistência dentro do partido, pois atuou de maneira assertiva a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Além disso, o deputado protagonizou um episódio em que chamou Lula de “ladrão”, declaração que tem sido amplamente explorada por seus adversários.

    Candidatos gastaram R$ 170 mi em impulsionamento nas redes sociais

    Tópicos