Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    William Waack

    Análise: Se for formalizada uma denúncia contra Bolsonaro, Supremo deve condenar

    Caio Junqueira lembra que o STF foi o principal alvo do ex-presidente durante o mandato dele

    Da CNN

    Durante o WW nesta quinta-feira (17), o analista político Caio Junqueira avalia que, caso a Procuradoria-Geral da República (PGR) formalize uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por uma suposta trama golpista, o Supremo Tribunal Federal (STF) dá fortes indícios de que irá condená-lo.

    Segundo Junqueira, a condenação seria praticamente inevitável, principalmente devido ao histórico conturbado entre Bolsonaro e a Corte durante seu mandato presidencial.

    “O Supremo foi a principal vítima, o principal alvo de toda a era Bolsonaro”, afirmou o analista.

    Composição da Primeira Turma

    Um fator que pode influenciar o resultado de um eventual julgamento é a composição da Primeira Turma do STF, que seria responsável por analisar o caso.

    Junqueira destaca que a ausência do ministro André Mendonça nesta turma reduz as chances de uma possível divergência favorável a Bolsonaro.

    O analista ressalta que não é possível dissociar qualquer julgamento envolvendo Jair Bolsonaro da trajetória e dos acontecimentos que marcaram a relação entre o ex-presidente, o Supremo e o Poder Judiciário como um todo.

    Além disso, Junqueira aponta que o STF também levará em consideração o contexto mais amplo, incluindo os eventos do 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

    “É disso que se trata. De qualquer maneira, se houver a denúncia, é muito difícil o Supremo não condenar”, concluiu o analista político, enfatizando a complexidade do cenário jurídico e político que envolve o ex-presidente.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos