Como desligar o carro do jeito certo?
Motoristas cometem dois erros comuns ao desligarem os veículos
Você sabia que existe uma forma correta de desligar o carro? Saber fazer corretamente é essencial para preservar a vida útil do seu veículo e evitar problemas de saúde do carro.
Muitos motoristas cometem dois erros comuns ao desligar seus carros: desligar o ar-condicionado apenas quando desliga o carro ou acelerar o carro antes de desligá-lo.
Como desligar o carro corretamente
Alguns minutos antes de chegar em casa, é necessário desligar o compressor. Não é preciso desligar completamente o ar-condicionado, mas apenas o compressor, deixando o ventilador funcionando.
Essa prática elimina as gotículas de ar que ficam na saída do ar-condicionado, evitando a formação de ácaros, fungos e bactérias, que podem causar mau cheiro e problemas de saúde.
Já a prática acelerar o carro antes de desligá-lo não ajuda em nada, só atrapalha.
Essa aceleração final injeta combustível no motor que não será queimado, escorrendo para o cárter e se misturando com o óleo lubrificante, o que pode prejudicar a lubrificação do motor.
Embora essas práticas incorretas não causem danos imediatos graves, a repetição constante pode, ao longo do tempo, prejudicar o funcionamento do motor e outros componentes do veículo. Seguir essas orientações simples pode ajudar a prolongar a vida útil do seu carro e manter um ambiente interno mais saudável.
Portanto, da próxima vez que estiver chegando em casa, lembre-se: desligue o compressor do ar-condicionado alguns minutos antes, mantenha a ventilação ligada e evite acelerações desnecessárias antes de desligar o motor. Pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença na manutenção do seu veículo.
Etanol ou gasolina? Veja como saber qual combustível compensa mais