Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Acusações e troca de farpas sobre propostas: veja como foi debate da Band em Curitiba

    Candidatos à Prefeitura de Curitiba se enfrentaram nesta segunda-feira (14), na Band, no primeiro debate do segundo turno das eleições de 2024

    Gabriela Vasquescolaboração para a CNN , São Paulo

    Os candidatos à Prefeitura de Curitiba se enfrentaram nesta segunda-feira (14) no primeiro debate do segundo turno das eleições de 2024, na Band.

    Eduardo Pimentel (PSD), que teve 33,51% dos votos válidos no 1° turno, e Cristina Graeml (PMB), que teve 31,17% dos votos válidos, trocaram acusações, desde denúncias sobre doação para campanha, passando por políticas para as mulheres. 

    Graeml começou o confronto direto perguntando sobre acusações, publicadas pelo portal Metrópoles, de que Pimentel teria obrigado servidores a doar dinheiro para a campanha de Pimentel.   

    O candidato do PSD se defendeu dizendo que houve um caso isolado de um comissionado, que imediatamente foi demitido, após o caso ter sido revelado pelo portal. Ele também acusou a candidata de divulgar fake news. 

    “Não é fake news, aliás, palavra usada pela esquerda, pelo menos agora vocês mostrando de que lado você está”, respondeu Graeml. 

    Em seguida, a candidata insistiu no assunto e reforçou seu trabalho dentro da imprensa. “Trago aqui essa informação, porque foi a imprensa que soltou”, disse ao se referir à denúncia do Metrópoles. 

    O candidato se defendeu mais uma vez e acusou a candidata de não ter apresentado propostas. “Até hoje eu não escutei nenhuma proposta sua para Curitiba”, disse Pimentel.

    Ataques sobre propostas

    No segundo bloco os candidatos perguntaram e responderam um ao outro. 

    Graeml fez dois pedidos de resposta no primeiro bloco, que não foram atendidos e usou parte do tempo das perguntas para negar que seu plano de governo tenha sido criado pelo ChatGPT e sobre bens que não teriam sido declarados pela candidata. 

    “Eu estou tentando descobrir onde estão os bens que você está acusando que não foram declarados”, disse Graeml.

    Pimentel aproveitou o tempo para falar de alguns planos que têm feito como vice-prefeito. “Nossa cidade foi eleita a melhor cidade com qualidade ambiental do país.”

    Eles também discutiram propostas para animais domésticos. “Vamos inaugurar o hospital veterinário da área norte e eu vou fazer o da área sul”, prometeu Pimental. 

    “Inúmeras ONGs têm me procurado para tratar do assunto”, afirmou Graeml sobre as pautas pets. 

    Política para as mulheres 

    Começaram o terceiro bloco falando de pautas ligadas às mulheres. Pimentel acusou a adversária de não falar de mulheres no seu plano de governo. Graeml respondeu que o governo foi pensado para todos independente de gênero. 

    Em seguida, Pimentel falou de propostas ligadas à habitação “eu vou gerar 20 mil habitações de interesse popular para a cidade de Curitiba” e questionou a Graeml quais eram as suas propostas para esse tema. 

    Graeml rebateu: “Por que não gerou nos oito anos que foi vice?”. 

    Pimentel voltou a acusar Graeml de não apresentar propostas e falou de algumas política implementadas durante o seu mandato como vice-prefeito. “Cuidamos da pandemia e hoje avançamos, somos a cidade mais inteligente do mundo”, afirmou Pimentel.

    “Se está funcionando tão bem a gente mantém e o que não está funcionando a gente muda”, respondeu Graeml. 

    Ela terminou o confronto dizendo “o meu projeto é consistente, tem muitas coisas, eu já falei de VLT, já falei do fim da indústria da multa, e vagas nas creches para todas as crianças”.

    Considerações finais 

    Pimentel começou as considerações finais agradecendo a todos que participaram da sua campanha. “Vocês acompanharam esse debate e eu não deixei de responder nenhuma pergunta, quando vem agressão, eu devolvo proposta”, disse o candidato. 

    Graeml encerrou o debate com suas considerações. “Você eleitor sabe que eu estou aqui por Deus e por vocês e fiz o primeiro turno trabalhando arduamente”, disse a candidata. E reforçou que ainda precisa de ajuda do eleitor para continuar a candidatura.

    Brasil tem 46 municípios com eleição anulada sub judice; entenda

    Tópicos