Quem é Maya Massafera, influenciadora que falou de sua transição de gênero na TV
Relembre a trajetória da apresentadora que passou por uma cirurgia de redesignação sexual e mudança de nome em seus documentos
A influenciadora Maya Massafera, 44, participou pela primeira vez de um programa de televisão após passar pela cirurgia de redesignação sexual e a mudança de nome em seus documentos neste domingo (13).
Sua mudança de nome foi anunciada em maio deste ano, quando a influenciadora publicou sua nova documentação com o gênero feminino nas redes sociais. Anteriormente, trabalhava como apresentador de televisão e youtuber. Relembre sua trajetória.
Massafera se formou em moda em 2022, e começou a trabalhar como produtor de moda, passando por revistas como Vogue, Marie Claire e Stylist, além de grandes grifes brasileiras e internacionais.
Em 2011, se tornou repórter do quadro Na Moita, do programa Superpop, da Rede TV — emissora que, posteriormente, a contratou para ser jurado da versão brasileira do reality show America’s Next Top Model. Massafera também passou pela Rede Bandeirantes, Rede Globo e a MTV.
Antes de anunciar a transição, já tinha alterado sua bio dno Instagram há algumas semanas, a identificando apenas como “Ma Massafera” e os pronomes para se referir a ela, como “Ela/Dela, She/Her”. Ela explicou que a escolha do novo nome envolveu sua mãe e um astrólogo.
Antes, ela já tinha feito um desabafo, em meio a boatos de que teria passado por uma redesignação sexual. “Eu estava sobrevivendo e não vivendo. Tive que dar um tempo de tudo para me encontrar. Era isso ou ir embora para outro plano. Precisei ficar longe da internet e me tratar”, escreveu.
Massafera relatou que, no processo, teve momentos de disforia, uma condição que envolve sentimento intenso e persistente de inconformidade com os características sexuais do gênero de nascimento, seja voz, corpo ou julgamento das pessoas.
Ela afirmou, na época, que em alguns momentos a disforia era tão grande que preferia ficar sozinha.
A influenciadora demorou alguns dias para mostrar sua voz nas redes sociais após sua cirurgia de redesignação sexual. De acordo com ela, estava “fraca e rouca”, por isso evitou falar por um período.
Maya teve um problema na cirurgia, que, devido a um erro médico, afetou sua visão afetada temporariamente. “Por conta de muita dor nos olhos e por não enxergar, eu chorei muito e soltou alguns pontos na garganta”, explicou.
Neste período, ela chegou a virar um meme, já que usava as mãos para fazer um coração e mandar beijinhos para se comunicar quando não podia usar a voz.
hoje fazendo a maya massafera pra não ferir a dignidade de ninguém pic.twitter.com/P6GNlJrXfb
— mpbicha (@YuriMendonaDan1) June 15, 2024
Massafera precisou refazer o procedimento no final de julho, anunciando que “sua voz” só estaria com o resultado final dentro de três meses.
*Com informações de Fernanda Pereira Neves e Pedro N. Jordão, da CNN e Mariana Valbão, em colaboração para a CNN