Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Washington Olivetto: relembre prêmios e criações marcantes do publicitário

    Mente criativa por trás do "garoto Bombril" e do "cachorrinho da Cofap", o publicitário ganhou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes

    Gabriela Maraccinida CNN

    O publicitário Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa de Olivetto.

    Considerado um ícone da publicidade, Olivetto é um dos publicitários mais premiados de todos os tempos. Ao longo de sua carreira, conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria “Filmes”, de acordo com sua página oficial na internet.

    O primeiro Leão de bronze foi conquistado em 1969, com um comercial para Deca. Já o primeiro Leão de ouro foi ganho em 1974, com o filme “Homem com mais de quarenta anos”.

    Em 2001, foi o único latino-americano a ganhar o Grand Prix do Clio, com o comercial “A Semana”, para a revista Época. Em 2003, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa”, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seis anos depois, em 2009, entrou para o Hall da Fama do Festival Ibero-Americano de Publicidade (FIAP).

    Em 2014, foi nomeado vencedor do “2014 Clio Lifetime Achievement Award” e, em 2015, foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o “Creative Hall of Fame“, do The One Club. No mesmo ano, foi nomeado “Professor Emérito” pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

    Em 2016, recebeu o Prêmio Carreira, pelo Lisbon International Advertising Festival.  Olivetto foi, ainda, nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação de Agências Latino-Americana) e pelo site de notícias Monitor Mercantil.

    Olivetto criou o “garoto Bombril” e o “cachorrinho da Cofap”

    Olivetto foi a mente criativa por trás de grandes peças da publicidade. Foi ele quem criou o famoso “garoto Bombril“, que protagonizava as campanhas da Bombril e era interpretado pelo ator Carlos Moreno.

    Inclusive, a campanha entrou para o Guinness por ser considerada a publicidade que ficou mais tempo no ar em toda a história da propaganda mundial. Em 2004, ao fim do contrato com a Bombril, Moreno tinha gravado 337 comerciais com a empresa.

    Washington Olivetto criou o “garoto Bombril”, campanha que entrou no Guinness como a que ficou mais tempo no ar da história da publicidade brasileira • Reprodução

    Em 1987, Olivetto criou as peças publicitárias “O Primeiro Sutiã“, para a Valisère, e “Hitler” para a Folha de S. Paulo. Ambos comerciais são os únicos brasileiros a constarem na lista dos “100 maiores comerciais de todos os tempos“, por Bernice Kranner.

    Em 1994, o publicitário criou a campanha do “cachorrinho da Cofap“, para a marca de amortecedores.

    Veja mais: personalidades que morreram em 2024

    Tópicos