Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil volta ao top 200 universidades do mundo após 12 anos; veja lista

    Veja as universidades brasileiras mais bem colocadas em ranking da Times Higher Education

    Mirella Cordeirocolaboração para a CNN

    O Brasil voltou a emplacar uma universidade entre as 200 melhores do mundo, segundo o ranking da revista Times Higher Education (THE) divulgado na última terça-feira (8). 

    A USP (Universidade de São Paulo) apareceu na posição 199º na classificação de 2025, feito que não alcançava há 12 anos. A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi a segunda instituição brasileira com melhor colocação, entre as colocações 351 e 400.  

    A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) aparecem em seguida, nas posições entre 601 e 800. 

    Top 5 Brasil – 2025

    1. USP – 199º 
    2. Unicamp –  351-400 
    3. UFRJ – 601-800 
    4. PUC-Rio – 601-800 
    5. UFRGS – 601-800 

     Além do Brasil, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos se juntaram ao top 200 neste ano. Segundo a revista, isso destaca a ascensão de mercados emergentes no ensino superior. 

    [cnn_galeria active=”10935206″ id_galeria=”11002603″ title_galeria=”Melhores universidades do Brasil, segundo ranking da THE”/]

    Melhores universidades do mundo 

    A Universidade de Oxford ficou na primeira colocação pelo nono ano consecutivo, e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) subiu para o segundo lugar, desbancando a universidade de Stanford, que caiu para a sexta colocação. 

    As Universidades de Harvard, Princeton e Cambridge completam o top cinco melhores universidades do mundo em 2025. 

    A análise da revista é de que, embora as primeiras 10 colocações sejam dominadas por instituições do Reino Unido e dos Estados Unidos, ambos os países estão caindo na reputação em pesquisa e ensino.  

    Parte do motivo se deve à participação de acadêmicos de mais países na pesquisa do ranking, o que leva a uma distribuição maior dos votos. Outro motivo diz respeito à redução do investimento em alguns países e ao aumento do financiamento da educação em outros locais, como a China. 

    Ranking 

    O ranking de 2025 classificou 2.092 universidades de 115 países. 

    A revista avalia o ensino, o ambiente de pesquisa (volume e reputação), a qualidade da pesquisa (citações e influência), perspectiva internacional e indústria (inovações, invenções e consultoria).

    Conheça a Universidade de Chicago, onde Gil do Vigor foi aprovado

    Tópicos