Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PSDB tem pior resultado de sua história e não elege prefeitos em nenhuma capital

    Em São Paulo, berço do partido, candidato escolhido fica em 5º lugar, com menos de 2% dos votos; partido também sai sem eleger vereador na disputa paulistana

    Jorge Fernando Rodriguesda CNN , São Paulo

    O PSDB foi às urnas neste primeiro turno das eleições municipais de 2024 disputando sete capitais brasileiras. Ao final do pleito, partido sai com o pior resultado de sua história ao não eleger nenhum prefeito. A sigla não conseguiu sequer levar um candidato ao segundo turno.

    Nas eleições deste ano, os tucanos disputavam as prefeituras de São Paulo, com José Luiz Datena; Florianópolis, com Dário Berger; Goiânia, com Matheus Ribeiro; Campo Grande, com Beto Pereira; Vitória, com Luiz Paulo Vellozo Lucas; Palmas, com Júnior Geo; e Macapá, com Patrícia Ferraz.

    Fundado em 1988, a sigla nunca saiu de uma disputa em capitais sem candidato eleito. Naquele ano, a legenda saiu vitoriosa na corrida municipal de Belo Horizonte, quando elegeu Pimenta da Veiga.

    Nas eleições seguintes, o PSDB sempre saiu vitorioso com pelo menos quatro prefeitos eleitos nas capitais. Em 2016, o partido alcançou o ápice de capitais conquistadas: sete.

    • 1988: 1 capital (Belo Horizonte)
    • 1992: 5 capitais (Macapá, Porto Velho, Salvador, Teresina e Vitória)
    • 1996: 4 capitais (Cuiabá, Goiânia, Teresina e Vitória)
    • 2000: 4 capitais (Boa Vista, Cuiabá, Teresina e Vitória)
    • 2004: 5 capitais (Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Teresina)
    • 2008: 4 capitais (Cuiabá, Curitiba, São Luís e Teresina)
    • 2012: 4 capitais (Manaus, Belém, Maceió e Teresina)
    • 2016: 7 capitais (São Paulo, Teresina, Manaus, Porto Alegre, Belém, Maceió e Porto Velho)
    • 2020: 4 capitais (São Paulo, Natal, Porto Velho e Palmas)

    Em São Paulo, berço político do partido, e onde já governou por três vezes (2004, 2016 e 2020), a legenda praticamente desapareceu. Com 100% das urnas apuradas na capital paulista, o apresentador Datena conseguiu apenas 1,84% dos votos válidos, totalizando 112.344 votos. É a primeira vez em 12 anos que os tucanos não vão ao segundo turno na cidade de São Paulo.

    O partido também não conseguiu eleger nenhum vereador para a Câmara Municipal paulistana, a maior do país, com 55 cadeiras. Dos 49 candidatos a vereador, o tucano mais bem votado foi Mario Covas Neto, com apenas 5.825 votos computados. Ele é tio do ex-prefeito Bruno Covas, falecido em 2021, e filho do ex-governador Mario Covas.

    Tópicos