Avião presidencial: piloto explica como avião envelhece e vê vantagens em modelo mais moderno
Especialista aponta vantagens de aeronave atualizada, como sistema de alijamento de combustível e gabinete de crise, após incidente com Lula
Um piloto de Boeing 777 defendeu a possível troca do avião presidencial por um modelo mais moderno, após o incidente envolvendo a aeronave que transportava o presidente Lula esta semana.
Rafael Santos, em entrevista ao CNN Prime Time, explicou as vantagens de um avião mais atual e os motivos pelos quais essa substituição pode ser necessária.
Santos esclareceu que a idade de um avião não é medida apenas em anos, mas principalmente em ciclos de pressurização e despressurização.
“O avião não envelhece como a gente por idade, o avião envelhece por ciclos de pressurização e despressurização, cada vez que ele infla e desinfla, isso que o estresse da fuselagem, isso faz o avião envelhecer”, explicou o especialista.
Sobre o incidente recente, o piloto ressaltou que falhas mecânicas podem ocorrer independentemente do passageiro a bordo.
Ele destacou que as aeronaves modernas possuem sistemas de comunicação instantânea com o solo, permitindo o monitoramento em tempo real de possíveis problemas.
Vantagens de um avião mais moderno
Entre as vantagens de um avião presidencial mais moderno, Santos mencionou o sistema de alijamento de combustível.
“Se fosse um avião maior ou mais moderno, ele teria um sistema de alijamento de combustível. Aqueles caninhos nas asas que vão fazer o combustível ser pulverizado na atmosfera. Isso é coisa de 20, 30 minutos no máximo para baixar o tempo”, explicou.
Além disso, o especialista apontou que um avião mais atual permitiria missões diferentes, distâncias maiores e voos longos mais seguros e adequados.
Santos também destacou a importância de um gabinete de crise a bordo, ressaltando que “o avião é uma forma de mostrar poder, poderio também, riqueza, economia, essas coisas todas, além de ser um instrumento de trabalho”.
O piloto concluiu argumentando que a tecnologia de comunicação em um avião com 19 anos de idade pode não ser adequada para as necessidades atuais.
“Imagina você com um celular de 19 anos atrás querendo ligar para sua casa. Dá para ligar? Dá para ligar. Mas não ia estar muito adequado ao tempo”, comparou Santos, reforçando a importância de uma possível atualização da aeronave presidencial brasileira.