Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Correspondente do Instituto Brasil-Israel relata panorama do país após ataques de Irã

    Correspondente relata tensão em Israel após maior ataque de mísseis balísticos da história, com população dividida entre normalidade e apreensão

    Da CNN

    O jornalista Henrique Cymerman, correspondente do Instituto Brasil-Israel, relatou à CNN Brasil o panorama em Israel após os ataques do Irã, descrevendo a situação como “sem precedentes”.

    Cymerman afirmou: “Foi um dos dias realmente mais dramáticos que eu me lembro, em décadas neste país, quando caiu esta chuva de mísseis balísticos’. O ataque, segundo ele, envolveu cerca de 200 mísseis lançados a 1.500 km de distância, a maioria interceptados fora da atmosfera.

    O jornalista definiu o ocorrido como “uma declaração de guerra por parte do Irã”. A população israelense reagiu protegendo-se em abrigos, o que, segundo Cymerman, “salvou as vidas de milhares, talvez de dezenas de milhares de pessoas”.

    Contraste entre tensão e normalidade

    Apesar da gravidade da situação, Cymerman observou um contraste surpreendente nas ruas de Israel. “Hoje de manhã, volta à vida normal. É incrível como as ruas estão cheias, as lojas estão cheias, as pessoas preparam-se para o jantar da Rocha Chaná, o ano novo”, relatou.

    No entanto, o clima festivo típico do ano novo judaico está marcado pela apreensão. “Normalmente as pessoas dizem umas às outras, bom ano, Chaná Tová. Este ano eu ouço cada vez mais gente que diz um ano normal, é o que nós desejamos, um ano normal e sem dramas”, comentou Cymerman.

    O correspondente alertou que a situação pode se agravar: “Provavelmente Israel vai responder a esta declaração de guerra do Irã, e vamos ver onde é que isto vai levar”. Ele mencionou que reuniões estão ocorrendo no Ministério da Defesa para decidir os próximos passos.

    Cymerman concluiu destacando que Israel se sente “acurralada pelo Irã” e seus aliados na região, como o Hezbollah no Líbano e o Hamas em Gaza, transformando este ano novo “num ano novo menos festivo” para muitos israelenses que têm familiares lutando em diferentes fronteiras.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos