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    Gustavo Uribe

    Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

    Falha técnica retoma discussão sobre troca de aeronave presidencial

    Planalto cogitou comprar outro avião no ano passado; plano foi abortado após questionamentos da oposição

    A falha técnica apresentada pelo avião presidencial retomou uma defesa adormecida no governo brasileiro: a troca da aeronave.

    Na noite de terça-feira (1), assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lembraram que a sugestão foi feita no ano passado, mas não avançou.

    Diante da situação ocorrida no México, a avaliação é de que seria propício voltar ao tema por conta da segurança do presidente da República.

    O Palácio do Planalto, no entanto, é cauteloso. Considera que, antes de qualquer debate, é preciso avaliar as causas da pane.

    O A-319 é usado para as viagens de longa distância, como a realizada para a Cidade do México.

    A aeronave foi comprada em 2004 por US$ 56,7 milhões (cerca de US$ 96,4 milhões, em valores atualizados).

    A aquisição ocorreu após a aeronave pelo então vice-presidente, Marco Maciel, também sofrer um problema técnico, em 1999.

    No ano passado, um estudo foi feito sobre a possibilidade de substituição do atual avião da Força Aérea Brasileira.

    Segundo projeções de auxiliares do governo, a opção mais barata poderia custar de US$ 70 milhões a US$ 80 milhões.

    A decisão por não trocar naquele momento foi tomada após deputados da oposição terem movido uma ação judicial parar barrar preventivamente a aquisição de um novo avião.

    O juiz Marllon Sousa, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal, chegou a dar prazo de cinco dias para que o governo federal se manifestasse sobre o assunto.

    O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?

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