Escalada do conflito no Oriente Médio gera “efeito dominó”, afirma especialista
Especialista afirma que escalada da situação gera "efeito dominó" e pode influenciar eleitorado americano, embora não seja fator decisivo
A escalada do conflito no Oriente Médio está ganhando destaque na campanha eleitoral dos Estados Unidos, segundo o especialista Thiago de Aragão, CEO da Arko Advice Internacional.
Durante sua participação no programa WW da CNN, Aragão explicou como a situação pode impactar o cenário político americano.
De acordo com o analista, o aumento das tensões no Oriente Médio está gerando um “efeito dominó” na cobertura midiática, resultando em mais manchetes sobre o tema.
Consequentemente, o assunto tem recebido maior atenção do eleitorado, que começa a fazer conexões entre as notícias e o posicionamento dos candidatos.
Impacto na campanha eleitoral
Aragão ressalta que, embora o conflito no Oriente Médio esteja ganhando relevância, não é um fator decisivo para as eleições. O tema se dilui entre outras questões importantes, como imigração, aborto e economia.
No entanto, o especialista alerta que declarações equivocadas dos candidatos sobre a situação podem ter um impacto significativo na disputa eleitoral.
“Falar a coisa certa, seja Harris ou Trump ou Biden ou Vance ou Waltz, agora não ganha muitos pontos, mas falar algo errado realmente marca, fica e pode influenciar ainda mais uma disputa tão acirrada”1, afirmou Aragão.
Posicionamento dos candidatos
O especialista mencionou que a equipe da vice-presidente Kamala Harris tem adotado uma postura cautelosa em relação ao conflito.
Segundo Aragão, eles concordam com a finalidade das ações de Israel, mas questionam os procedimentos adotados. Essa abordagem visa manter o apoio ao aliado histórico, porém de forma não irrestrita.
A forma como os candidatos se posicionam em relação à política externa ganha destaque neste momento, indo além das reações imediatas aos acontecimentos atuais.
Aragão ressalta que o impacto completo dos eventos recentes no eleitorado ainda levará alguns dias para ser totalmente compreendido.
Com a disputa eleitoral acirrada, o conflito no Oriente Médio se soma a outros temas polêmicos em discussão.
O especialista conclui que, neste cenário, evitar erros de comunicação torna-se tão importante quanto apresentar propostas assertivas, podendo ser um fator determinante na preferência dos eleitores.