O que se sabe sobre o avião de Lula que teve problema técnico no México
Aeronave fez sobrevoos próximo ao aeroporto para esvaziar o tanque de combustível
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Aeronave VC-1, modelo Airbus A319CJ, utilizada pela Presidência da República • Clauber Cleber Caetano/PR
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O BRS1 é utilizado desde 2005 pela Presidência da República • Isac Nóbrega/PR
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Antes, o BRS1 teve a pintura inteira branca, sem as faixas verde e amarela • Força Aérea Brasileira (FAB)
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O avião possui um quarto privativo para o presidente • Reprodução/Força Aérea Brasileira (FAB)
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E também uma estação de trabalho • Reprodução/Força Aérea Brasileira (FAB)
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O BRS1 comporta até 45 passageiros • Reprodução/FAB
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O avião em que está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou problemas técnicos no motor logo após decolar da Cidade do México, nesta terça-feira (1º). A aeronave tinha como destino Brasília.
A partir disso, o avião precisou retornar. Entretanto, por estar com o tanque cheio, não foi autorizado a pousar. Para esvaziar o tanque de combustível, a aeronave realizou sobrevoos próximo ao aeroporto.
O pouso aconteceu em segurança por volta das 22h15 (de Brasilia).
A prática é considerada comum?
A prática é de sobrevoo é considerada comum na aviação.
O piloto fica dando voltas para gastar querosene e, dessa forma, garantir a segurança do pouso não programado.
Como a aeronave decola pesada, com combustível suficiente para todo o trajeto, o tanque precisa ser esvaziado para diminuir o peso do veículo.
O site Flight Aware, especializado em apresentar o trafego aéreo em tempo real em todo planeta mostra a algumas horas o avião de Lula dando várias voltas sobre a Cidade do México.
Em alguns casos, os aviões despejam querosene no ar para acelerar esse processo.
Isso evita o chamado pouso tipo “overweight” – um procedimento que pode provocar enrugamento de chapas e painéis devido ao movimento de flexão das asas cheias de combustível no momento do toque “duro” na pista, bem como dos painéis dos motores, das pernas do trem de pouso e dos pneus.
O problema no avião foi resolvido?
A Força Área Brasileira (FAB) informou que a falha no motor foi resolvida.
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, diz a nota assinada pelo comandante da FAB, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno.
Por quanto tempo o avião ficará queimando combustível?
Fontes da CNN informaram que a expectativa é o sobrevoo para queimar o querosene duresse aproximadamente 4 horas.
Um segundo avião já foi providenciado e aguarda a comitiva para transportá-la ao Brasil.
Quem está no avião?
Além de Lula, estão no avião:
- a primeira-dama, Janja da Silva
- o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues
- o economista Gabriel Galípolo, indicado à presidência do Banco Central
- o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
Qual é o modelo do avião usado por Lula?
O avião da Presidência da República utilizado por Lula, o VC-1, é um Airbus A319CJ.
Com custo de R$ 500 milhões, a aeronave comporta até 45 passageiros e tem autonomia de 11 mil quilômetros.
Pesando cerca de 50 toneladas, segundo o fabricante, o avião pode atingir uma velocidade de aproximadamente 828 km/h.
Desde quando o avião é usado pelo governo brasileiro?
O modelo é utilizado desde 2005 pelo governo brasileiro.
Em 1999, após um incidente durante uma viagem oficial do então vice-presidente Marco Maciel à China, decidiu-se substituir os antigos Boeing 707, optando pelo fretamento de aeronaves.
Em 2003, com a justificativa de que os custos dos fretamentos eram altos, o governo brasileiro escolheu adquirir uma aeronave mais moderna, econômica e segura, destinada exclusivamente a viagens oficiais, tanto nacionais quanto internacionais.
*Com informações de Renata Varandas, Gabriel Garcia, Leonardo Ribbeiro, Leandro Bisa e Gabriela Prado, da CNN