Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Teo Cury
    Blog

    Teo Cury

    Explica o que está em jogo, descomplica o juridiquês e revela bastidores dos tribunais e da política em Brasília. Passou por Estadão, Veja e Poder360

    Aeronaves da FAB aguardam ordem de Lula para repatriar brasileiros do Líbano

    Medidas burocráticas para missão já estão encaminhadas, como elaboração de documentos de voo, aviso para que tripulantes estejam em alerta e contato com embaixada brasileira em Beirute

    Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão de sobreaviso e aguardam ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para decolar rumo ao Oriente Médio e repatriar os brasileiros que moram no Líbano. O país passou a ser alvo de bombardeios diários de Israel na semana passada. 

    Medidas burocráticas para a realização da operação já estão encaminhadas, como a elaboração de documentos de voo, aviso para que tripulantes estejam em alerta e contato com a embaixada brasileira em Beirute.

    Há ao menos duas opções de aeronave à disposição: o KC-30, a maior da FAB, com capacidade para transportar cerca de 220 passageiros, e o KC-390 Millennium, que comporta aproximadamente 80 pessoas.

    Qualquer uma das duas pode ser acionada para a missão de repatriação a partir do momento que ela for autorizada pelo presidente. A primeira está em Boa Vista (RR) e deve pousar na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (30).

    O KC-30 é utilizado em ações estratégicas, como apoio logístico, ações humanitárias nacionais e internacionais – como a repatriação de brasileiros de Israel, Jordânia e Faixa de Gaza.

    A segunda foi projetada para ser um cargueiro multimissão. Com capacidade para transportar até 26 toneladas de carga, o KC-390 é considerado crucial para a FAB por realizar tarefas como transporte aéreo logístico, busca e salvamento, lançamento de carregamentos, reabastecimento e combate a incêndios.

    A aeronave foi utilizada para transportar medicamentos, alimentos e equipamentos de saúde a Beirute em agosto de 2020. No Haiti, em 2021, transportou 7 toneladas de equipamentos de emergência e 3,5 toneladas de medicamentos após terremoto e ciclone tropical. Em 2022, enviou 11,6 toneladas de ajuda humanitária a Ucrânia.

    Lula é aconselhado a autorizar missão

    O presidente ouvirá de seus auxiliares a recomendação de autorizar repatriação. A avaliação é a de que a medida é a alternativa ideal diante da possibilidade de as forças israelenses intensificarem ações militares, como uma incursão terrestre no país.

    Lula vai se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir uma operação de resgate de brasileiros no Líbano. A expectativa é por uma decisão ainda nesta semana.

    O ministro conversou nos últimos dias com o chanceler do Líbano, Abdallah Bou Habib, e da Síria, Bassam Sabbag, a respeito da escalada do conflito entre Israel e o Hezbollah e sobre as possibilidades de resgate de brasileiros.

    A Síria é uma das rotas avaliadas pelo Itamaraty. Outra opção é realizar o resgate pela Jordânia. O Chipre também é uma alternativa, mas que envolve rota marítima.

    Tópicos