Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cinco garimpeiros morrem após confronto com agentes do Ibama no MT

    Operação resultou também em apreensão de armas e equipamentos usados em garimpo ilegal

    Thomaz Coelhoda CNN* , em São Paulo

    Agentes do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram atacados a tiros durante uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, no estado do Mato Grosso.

    O confronto ocorreu na madrugada deste sábado (28) e resultou na morte de cinco garimpeiros, após serem baleados. O local fica a cerca de 480 quilômetros da capital Cuiabá.

    As equipes apreenderam seis armas que estavam em posse dos suspeitos criminosos, incluindo um fuzil 556, uma submetralhadora, uma espingarda calibre 12, duas pistolas e um revólver, além de munições e outros acessórios.

    A operação, que começou na última segunda-feira (23), conta com o apoio de três aeronaves. Até o momento, foram destruídas:

    • 30 escavadeiras
    • 22 caminhonetes
    • Dois caminhões
    • Uma pá-carregadeira
    • 6 motos
    • 25 acampamentos
    • 5 mil litros de combustível

    A TI Sararé, que tem 67 mil hectares e é habitada por grupos Nambiquara, é uma das áreas mais afetadas pelo garimpo ilegal no Brasil.

    Desde 2021, mais de 1,9 mil hectares foram degradados na busca por ouro na região. Desde 2023, o Ibama já destruiu cerca de 200 escavadeiras no local.

    Chacina com quatro mortes

    Ao menos quatro pessoas morreram após uma chacina ocorrida na mesma área de garimpo ilegal do estado. Segundo a polícia, o caso ocorreu na última segunda-feira (23).

    Duas pessoas que se feriram foram deixadas na porta de um hospital de Pontes e Lacerda. Uma delas morreu na unidade de saúde.

    A vítima que não resistiu foi identificada como Flávia Melo Miranda Soares, de 20 anos. A outra, um homem de 33, permanece em estado grave.

    Na terça-feira (24), a polícia encontrou mais três corpos, todos do sexo masculino, que apresentavam marcas de disparos de arma de fogo.

    Tópicos